UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Assistência Judiciária atende mais de mil casos por ano

Publicado em: 05/08/2011 às 14:48

Projeto alia auxílio legal e gratuito à comunidade à aprendizagem acadêmica

Na recepção do Serviço, atendentes e estagiárias de Direito
Professora Alaíde, coordenadora do Sajug
Professora Rossana, orientadora de estágio

Respeitado por milhares de clientes já atendidos, o Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita) da Universidade Paranaense - Unipar orgulha-se pelo serviço de qualidade oferecido a Cascavel. São nove anos de atendimento à comunidade carente, com a elaboração de petições, acompanhamento do cliente em audiências, realização de pesquisas judiciais, análise de processos e orientações para certos impasses. [Todos os outros seis Campi da Unipar também investem no projeto, atendendo milhares de pessoas das regiões de Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte e Francisco Beltrão.]

Esse projeto de extensão do Núcleo de Prática Jurídica da Unipar Cascavel é coordenado pela professora Alaide Baliero, que destaca a meta principal de abranger e atender todos os ângulos de execução, proporcionando o fiel cumprimento do Serviço. Outra finalidade é o desenvolvimento técnico profissional do acadêmico da 4ª e 5ª séries, que integra o ensinamento em sala de aula ao atendimento jurídico nos casos reais.

A professora informa que os requisitos para atendimento são: não possuir renda familiar superior a dois salários mínimos e não possuir bens imóveis e móveis em seu nome, cuja comprovação se dará através de Certidões emitidas pelos registros de Imóveis da Comarca e pelo Ciretran (Detran).

“Essas exigências visam manter a lisura, ética, profissionalismo, seriedade e qualidade nos serviços prestados”, justifica, explicando que se atender aos requisitos a pessoa será submetida a uma triagem e encaminhada para atendimento, com solicitação de documentos necessários ao ingresso da ação judicial.

De fevereiro deste ano até agora, o Sajug atendeu mais de 900 pessoas e cerca de 380 casos já foram solucionados, com a realização de audiências e acordos extrajudiciais. As áreas de atuação são de Família e Processual Penal (com nomeação prévia pelo Juízo da Comarca) e atendimento de alguns casos específicos da área Cível (Interdição e Curatela, Alvará, etc.), desde que não vislumbre ônus para o requerente.

Todos os serviços são acompanhados por profissionais com atuação há mais de vinte anos na área jurídica. Interessados devem procurar o Núcleo de Prática Jurídica da Unipar, localizado na Rua Rui Barbosa, 566, 1º andar. Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3321-1300, ramal 2056.

Profissionais inseridos no Sajug:

Drª. Alaide Rodrigues Baliero Bretas – Professora coordenadora do Sajug; Advogada atuante na área de Família e Processual Civil na Comarca de Cascavel, Paraná.

Dr. José Bolivar Bretas – Professor orientador do Sajug e pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Processual Penal, ocupante da cadeira de Direito Processual Penal na Universidade Paranaense e Advogado atuante na esfera Criminal na comarca de Cascavel, Paraná.

Dra. Rossana do Nascimento Schreiner – Professora orientadora do Sajug e pós-graduada em Direito Processual Civil Contemporâneo; Advogada atuante na área de Família, Civil e Processual Civil na Comarca de Cascavel, Paraná.

Dr. Sérgio Ricardo Tinoco – Professor coordenador do Núcleo de Prática Jurídica; Ocupante da cadeira de Direito Processual Civil na Universidade Paranaense e doutor na área de Processo Civil.

Redes sociais>