UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Ex-aluno de Ciências Biológicas é destaque no ‘Inova’

Publicado em: 05/08/2011 às 11:46

Edson Luis Garcia conquistou 1º lugar com projeto socioambiental na Indústria

O ex-aluno Edson Luis Garcia
Premiação foi no valor de mil reais

Destacar-se no mercado de trabalho, viver novas experiências, encarar desafios e se transformar em um profissional de sucesso. São estes alguns dos objetivos buscados por estudantes e ex-alunos da Universidade Paranaense – Unipar. Recentemente, mais um ex-aluno foi destaque.

Edson Luis Garcia, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia, Campus Umuarama acaba de conquistar o 1º lugar de RSA (Responsabilidade Socioambiental) na Mostra Inova (Senai/Fiep), realizada em Curitiba/PR (entre 5 a 7/7). O evento foi realizado paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, coordenada pelo Senai.

Garcia, que é especialista em Gerenciamentos e Planejamentos Ambientais pelo Conselho de Biologia, mestre em Desenvolvimento Humano com área de pesquisa em Responsabilidade Socioambiental e aluno do Senai no projeto Caminho da Profissão, recebeu o prêmio pelo projeto ‘Implantação e Implementação da Responsabilidade Socioambiental na Indústria’.

“O projeto foi uma compilação do Programa de RSA que está sendo desenvolvido em Maria Helena. Juntamente com o engenheiro e técnico de ensino do Senai Umuarama, Luís Fabiano Celestrino, realizamos várias reuniões técnicas e observamos que havia uma oportunidade de apresentação de um produto direcionado para área de responsabilidade social”, explica.

Os parceiros foram a técnica de ensino do Senai Umuarama, Rosa Izabel Lanza Bruna, e o web design Luis Fernado Futigama, da Secretaria da Educação de Maria Helena. A Bio Plástica de Cascavel/PR, a Ecopo de São Paulo/SP e a prefeitura de Maria Helena, via Secretaria da Indústria e Comércio e Secretaria da Educação, também foram parceiros.

“O objetivo foi a elaboração de uma cartilha didática eletrônica, onde oferece aportes técnicos para indústria/empresários entenderem os preceitos da implantação e implementação da RSA. Informatizada, funciona de forma técnica e didática para as indústrias darem o primeiro passo, e com urgência, na implantação e implementação da RSA em toda a sua forma de atuação interna (gerência e seus colaboradores) e externo (fornecedores e comunidade em seu entorno)”, pontua o ex-aluno da Unipar.

Segundo ele, o projeto busca adaptar a responsabilidade social ou internacionalmente trabalhado como triple bottom line, ou People, Planet, Profit, que corresponde aos resultados de uma empresa medida em termos sociais, ambientais e econômicos. “Este projeto deve valorizar a busca de certificados e selos de responsabilidade para valorizar os produtos produzidos pela indústria/empresas. Consequentemente busca romper a barreira descontrolada de prejuízos gerados pela produção não sustentada e retornar recursos financeiros de valorização e proteção ao ser humano (socialmente), ambiental (proteção) e gerar recurso financeiro (economicamente viável)”, explica.

Os projetos participantes foram avaliados por mais de 60 profissionais de indústrias, instituições e do mercado, nas categorias ‘Casos de Sucesso do Senai/PR’, ‘Produtos Inovadores’, ‘Processos Inovadores’, ‘Serviços Inovadores’ e ‘Júri Popular’. Foram mais de 100 projetos na fase inicial, sendo classificados 52 para a fase final. O projeto do ex-aluno de Ciências Biológicas da Unipar foi eleito na categoria ‘Júri Popular’, recebendo premiação no valor de mil reais e direito à participação na 2ª etapa da Olimpíada do Conhecimento que aconteceu de 1 a 5 de agosto em Ponta Grossa/PR. “Na seqüência acontece a fase nacional”, informa.

“O nosso primeiro resultado favorável foi a classificação estadual do projeto onde concorremos com todas as unidades do Senai /PR. Mas o maior resultado foi poder levar os conhecimentos da RSA junto a consultores, professores, alunos, empresários entre vários visitantes do evento”, declara Garcia, ressaltando ainda que, para ele, o maior prêmio é o reconhecimento pela votação do júri popular.

“Acredito que este prêmio pode melhorar minha apresentação em novas oportunidades profissionais, pois vem de uma entidade reconhecida do sistema S. Como profissional é claro que buscamos recursos financeiros para a nossa sobrevivência e daqueles que estão em nossa volta (família), o que, apesar de muito trabalho e esforço, ainda encontro muita dificuldade e não atingi. Não vivo na utopia, mas fico realizado quando olho para traz e sei que este projeto (programa de forma mais ampla) pode atender milhares de pessoas, melhorando e apoiando o desenvolvimento humano, principalmente para aqueles menos favorecidos”.

Com informações Jornal Umuarama Ilustrado de 28/7/2011

Trajetória

Durante a sua graduação, Edson Luis Garcia buscou aproveitar ao máximo as oportunidades ofertadas pelo seu curso, na Unipar. Uma delas foi a iniciação científica, participando de pesquisa institucional nos projetos ‘Avaliação das Características Vegetativas e Análise Bromatológica e Determinação da Época de Plantio de Variedades e Híbridos de Amoreira (Morus alba L.)/2002)’ e ‘Reconhecimento de pragas nas espécies de Eucalyptus citriodora e Eucalyptus camaldulensis, no viveiro municipal de Maria Helena/2004’. Nos anais da Unipar publicou os estudos ‘A Avaliação do ácido indolil - 3 - acético (AIA) no tratamento de miniestacas de Eucalyptus camaldulensis e Eucalyptus citriodora no sistema Floating; ‘A contribuição do Biólogo às questões da saúde’ e ‘Reconhecimento de pragas nas espécies de Eucalyptus citriodora e Eucalyptus camaldulensis no viveiro municipal de Maria Helena’.

“A participação no Pic (Programa de Iniciação Científica) contribui e muito para apurar e/ou aperfeiçoar o olhar técnico e auxiliou na pesquisa científica relacionada aos fenômenos da vida como um todo. Através desta base científica continuo pesquisando e aplicando os conhecimentos e descobertas na tecnologia, que culminam com vários trabalhos (programa, projetos e ações) nas áreas ambiental, social, agrícola, desenvolvimento humano e econômico”, destaca o ex-aluno de Ciências Biológicas da Unipar.

Após a conclusão da graduação, a busca pelo bom exercício da profissão continuou. “O primeiro passo foi providenciar o registro no Conselho de Ordem e Classe Profissional de Biologia no CRBio -7 – PR. Em 2009 fui um dos primeiros biólogos do Estado a receber o titulo de Especialista de Conselho em Gerenciamentos e Planejamentos Ambientais; Em 2009 recebi o título de Pós-graduação em EaD - Educação a Distância Formador de Tutores pela Fapi. Já em 2010/2011 no mestrado Maestría en Desarrollo Humano pela Ulia e agora estou tentando o doutorado em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento pela Universidade Aberta de Portugal – UAb/PT, reconhecida pelo Governo Português”.

Atualmente, Edson Luis é funcionário da prefeitura de Maria Helena. “Minha atividade está relacionada com assistência técnica na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente”, informa.

Redes sociais>