Você está aqui: Notícias > Mestrado: Professor lança livro de Teoria e Prática das Obrigações
Mestrado: Professor lança livro de Teoria e Prática das Obrigações
Publicado em: 04/08/2011 às 16:44
Adauto Tomaszewski trabalha a compreensão das relações de direito privado
Ensinar em sala de aula e proporcionar que muitos tenham acesso ao conhecimento e às novas informações. Estes são alguns dos intuitos que levam os professores da Universidade Paranaense – Unipar a escrevem e lançarem livros, dividindo com a comunidade os resultados de suas pesquisas.
Recentemente foi a vez do professor doutor Adauto de Almeida Tomaszewski, do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, publicar o seu segundo livro, intitulado ‘Teoria e Prática das Obrigações’, pela Conceito Editorial que, também, foi responsável pela publicação de seu primeiro livro.
Segundo o professor, escrever o livro foi um trabalho lento e minucioso, um trabalho que aliou teoria e prática da docência e advocacia. “O livro aborda toda a matéria concernente à teoria geral das obrigações constante no Código Civil, no Código de Processo Civil e Código de Defesa do Consumidor. Disto resulta a equivalência da disciplina Direito Civil II da matriz curricular da Unipar”, explica.
O professor ainda lembra que o assunto foi escolhido pela importância teórica e prática acerca do assunto. “Além disso, durante vários anos ministrei esta disciplina na Unipar, na UEL e no mestrado da UEL”. Para publicação, Adauto Almeida ainda contou com a co-autoria dos mestrandos em Direito Negocial da UEL.
“Eles foram de indizível ajuda na coleta de materiais e no auxílio para a elaboração de um texto de grande conteúdo e de fácil compreensão. Um dos co-autores, o Celito de Bona foi, inclusive, meu aluno na graduação no Campus de Toledo na Unipar e atualmente trabalha no Campus da Ulbra em Ji-Paraná/RO”, informa o professor. “Os demais são de Londrina. O Agenor Lovatto Cogo Jr é advogado militante. O Mauro Ticianelli é juiz titular da primeira vara de família da comarca de Londrina/PR”, emenda.
A obra é fruto de um conjunto de reflexões, da prática docente e das lições que o direito romano nos legou, diz. “A reflexão crítica faz parte do espírito de todo e qualquer operador do direito, razão pela qual a partir da associação destes fatores a obra surgiu naturalmente”, comenta. “As ponderações que o leitor encontrará no decorrer deste livro refletem a busca por uma moderna interpretação aliada à releitura de institutos obrigacionais que já contam com séculos ou milênios. Por intermédio de uma linguagem simplista, sem desbordar do conteúdo técnico, se buscou transmitir uma mensagem atual e ao mesmo tempo voltada para o desenvolvimento das relações de direito privado”, ratifica.
Quanto à nova conquista, ele declara que cada obra escrita é equiparada ao nascimento de um filho. “Tenho dois garotos e este é o meu nono trabalho escrito em forma de livro. A receptividade dos alunos é altamente gratificante. É indizível a oportunidade de poder publicar uma nova teoria, uma obra que apresenta um conteúdo incomum em uma obra jurídica, a inspiração decorrente da docência nos conduz a ilações maravilhosas acerca da ciência do Direito”, relata.
“Nesta obra pude mostrar aos leitores e estudantes de Direito a possibilidade de desenvolvimento de institutos seculares presentes no Direito. Esta obra é fruto de um árduo trabalho de pesquisa. Não consigo imaginar um docente apartado deste espírito e deste ideal; assim, decidi passar para o papel o conteúdo de minhas aulas. A obra surgiu naturalmente”, pontua.
Um lançamento deverá ser realizado no auditório do Campus Paranavaí. Os interessados podem encontrar o livro à venda nas livrarias e nos sites especializados da Editora Conceito ou da Livraria Saraiva.