UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Professor participa do Congresso de Análises Clínicas

Publicado em: 02/08/2011 às 15:34

Romir Rodrigues expôs, na categoria imunologia, estudo sobre câncer de próstata

O professor Romir Rodrigues
O professor apresentou trabalho que estuda a prevenção precoce do câncer de próstata
Romir Rodrigues e o presidente do Congresso, doutor Paulo Roberto Hatschbach

O estudo ‘Análise Quantitativa do Antígeno Prostático Específico como Diagnóstico Precoce do Carcinoma Prostático’ do professor de Farmácia Romir Rodrigues, da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, foi apresentado no 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (entre 26 a 29/6), em Curitiba. Paralelamente, aconteceu o 11º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica.

O evento, que teve por objetivo promover atualização científica e tecnológica, reuniu farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos e médicos para uma série de workshops, palestras científicas e cursos, que focaram assuntos da área e, também, abordagens sobre responsabilidade social e sustentabilidade.

“Os temas têm correlação com inovações em pesquisa e biotecnologia, com ênfase em parasitologia e líquidos corporais, bioquímica e toxicologia, hematologia, imunologia, microbiologia, citologia clínica, gestão de qualidade, além de outros tópicos abordados”, informa Romir Rodrigues, justificando a importância de sua participação. “O evento tem como abordagem doenças que podem ser diagnosticadas precocemente através da imunologia”, emenda. Apresentado na categoria ‘Imunologia’, o trabalho do professor foi desenvolvido em parceria com o Lab-Cre (Laboratório de Análises Clínicas do Centro Regional de Especialidades de Paranavaí/PR).

“Estudamos a importância da prevenção precoce do câncer de próstata através do exame PSA (Antígeno Prostático) aliado ao exame de toque retal”, explica o professor. O objetivo foi avaliar o significado do PSA como método de triagem diagnóstico e prognóstico do carcinoma prostático, bem como sua correlação com o método clínico de toque retal.

Para desenvolver o trabalho, o professor utilizou dados em sistema informatizado do Lab-Cre. Segundo ele, tal tema foi escolhido para estudo devido à alta incidência de câncer de próstata. “A prevenção, por exames de PSA e toque retal, ainda é o melhor caminho para evitar a progressão e danos desta patologia que não apresenta sintomas na fase inicial. Quanto mais tardiamente diagnosticado o câncer de próstata, mais difícil é o tratamento e menor prognóstico de cura”, alerta.

Os estudos continuam. Os próximos passos dividir com a comunidade os dados científicos obtidos, esclarecendo mais sobre o câncer de próstata: “Nossa intenção é colaborar para diminuir a incidência dessa doença e alertar para a adesão ao programa do governo ‘Saúde do Homem’, aliado ao PSA, desmistificando o tabu em torno do exame do toque retal”.

“O aperfeiçoamento profissional deve ser uma constante na vida do docente; em contato com outros profissionais, os conhecimentos se consolidam e servem como ferramenta para aprimorar o ensino em nossa universidade, promovendo inovações para o melhor atendimento das exigências do mercado de trabalho”, destaca Romir Rodrigues. “Os conhecimentos que adquiri no evento serão compartilhados com os estudantes e colegas da área de Análises Clínicas”, emenda.

Para participação, o professor contou com apoio financeiro do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>