UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: Professor participa de Encontro Brasileiro de Quirópteros

Publicado em: 02/08/2011 às 11:33

Marcelo Aparecido Marques representou os cursos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental

O professor Marcelo Marques e seu trabalho
Evento reuniu cerca de 130 participantes

O professor dos cursos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte, Marcelo Aparecido Marques, participou, em Maringá/PR, do 4º Ebeq (Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros), realizado pela Sbeq (Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros).

O evento, que reuniu cerca de 130 participantes de dezesseis estados brasileiros e de Portugal, teve como tema ‘ O Estudo de Quirópteros: Formação e Informação para o Avanço na Quiropterologia Brasileira’. Representando a Unipar, o professor apresentou trabalho intitulado ‘Percepção de Agricultores Acerca da Importância dos Morcegos na Manutenção da Mata Ciliar’ no formato painel.

“O estudo realizado no município de Japurá/Pr teve como objetivo entender a forma como os morcegos são percebidos no ambiente, enfatizando aspectos como manutenção das florestas, relação homem-animal e dispersão de sementes”, explica o professor. Segundo ele, “uma das dificuldades para a proteção dos morcegos está na percepção da importância deles para o meio, uma vez que estes animais não são vistos com bons olhos pela maior parte da população”.

O professor destaca ainda que conhecer as diferentes percepções sobre questões ligadas à temática ambiental pode viabilizar a criação de ações que auxiliem a conservação dos morcegos, das matas ciliares e, consequentemente, da biodiversidade contida nesses locais.

Palestras, mesas-redondas e workshops fizeram parte da programação do evento que enfatizou assuntos como ‘Morcegos Urbanos: Conservação e Saúde’, ‘Educação Ambiental para a Conservação dos Morcegos’, ‘O Uso da Radiotelemetria para o Estudo dos Quirópteros’, ‘Diversidade Genética de Morcegos’, ‘Extração de Material Cefálico para Diagnóstico de Raiva’, ‘Preservação de Exemplares para Coleções Zoológicas’ e ‘Mudanças Climáticas Globais e Cenários Futuros para a Biodiversidade de Morcegos no Cerrado’.

“Um encontro desse nível proporciona a possibilidade de contato e troca de experiências com profissionais renomados da área da quiropterologia, o que é fundamental para a formação e atualização profissional”, declara o professor. Para participação, Marcelo Marques teve apoio financeiro do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente).

Redes sociais>