Guaíra: Fórum Pedagógico de Gestão Ambiental aborda rumos da profissão
Publicado em: 29/07/2011 às 10:40
Sob orientação dos professores, estudantes contribuíram para o sucesso do encontro
O Coral da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra, abrilhantou a noite de abertura do 2º Fórum Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. O evento reuniu professores e estudantes, objetivando a discussão de ações para enriquecer a qualidade de ensino na graduação.
A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irineia Baretta, foi a convidada para descrever o processo de criação do curso, bem como sua importância nos dias atuais.
Em seguida, com a colaboração dos estudantes Stefan Scherer, Maycon Douglas, Simone Neris, Luciane Daros e Mariana Andrade, os professores Idivaldo Capatti, Gisieli Kramer e Rosiley Berton Pacheco, coordenadora do curso, apresentaram o projeto pedagógico, abordando os regulamentos, materiais pedagógicos, equipamentos e a qualidade das relações que impulsionam o trabalho organizacional da graduação.
Para falar de motivação e da área de atuação dos futuros gestores ambientais foram convidados os professores Augusto De Nadai e Catarina Moreira Petre. Ainda sobre a profissão, a estudante Erica Fremingues repassou aos colegas informações sobre os concursos que estão disponíveis no mercado de trabalho. Os estudantes também assistiram a um vídeo com todas as atividades desenvolvidas pelo curso; o material foi produzido pela estudante Jessica Jingo.
Na segunda noite, o Fórum continuou com apresentações artísticas de estudantes da graduação, que cantaram as músicas planeta azul e último dia. Depois, os participantes puderam relatar os pontos positivos e negativos do curso, opinando com sugestões em relação à estrutura, metodologia e projetos.
Durante o encontro, os estudantes receberam lembranças e participaram de sorteio de brindes. O evento terminou com a elaboração de um relatório sobre os assuntos discutidos. Ao final, todos participaram de um coquetel de confraternização.
Para os professores Adriana Barbosa e Ariovaldo Martes, “o Fórum é uma atividade positiva para o crescimento acadêmico e para a melhoria do curso”. O estudante Claudemir Lehn também descreveu a relevância do encontro: “Quando se viaja em direção a um objetivo é muito importante prestar atenção no caminho, pois é ele que sempre nos ensina a melhor maneira de chegar e nos enriquece enquanto estamos caminhando”.
Segundo a coordenadora, professora Rosiley Pacheco, o Fórum contribuiu para a formação acadêmica. “Este é um momento dedicado a todos que acreditam que a educação é um diferencial, ofertando novas perspectivas e campos de trabalho”.