UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Professora conclui mestrado em ensino da matemática

Publicado em: 28/07/2011 às 14:33

Marivane Martin estudou nova metodologia do processo de ensino-aprendizagem

Professora Marivane defende mestrado em Matemática

A coordenadora do curso de Matemática, professora Marivane de Souza Martin, defendeu dissertação intitulada ‘Ensino e aprendizagem de equações de diferenças por meio da metodologia de resolução de problemas’. A pesquisa rendeu o título de mestre pela Unifra (Centro Universitário Franciscano), em Santa Maria/RS.

A banca avaliadora foi composta pelos professores doutores Vanilde Bisognin (orientadora), Ângela Rocha dos Santos (UFRJ) e Márcio Violante Ferreira (UFSM).

O objetivo do estudo foi analisar as possibilidades que a metodologia de resolução de problemas oferece para o processo de ensino-aprendizagem e a construção dos conceitos de equações de diferenças em aulas de Cálculo Diferencial e Integral, para alunos de curso de licenciatura em Matemática.

Segundo a professora, a pesquisa procurou investigar de que forma a metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação de Matemática, através da resolução de problemas e alicerçada na teoria de construção de imagem de conceito e definição de conceito, contribui para o ensino e aprendizagem dos conceitos e propriedades das equações de diferenças.

A coordenadora explica que o processo de ensinar e aprender Matemática favoreceu-se pela forma como foi conduzido o trabalho em sala de aula: “Durante a investigação, os alunos se dispuseram a trabalhar em grupos, com a finalidade de resolver problemas voltados à criação e resolução de modelos que envolviam equações de diferenças. Ao buscarem as soluções almejadas, houve interação para interpretar as situações descritas nos enunciados e compartilhar o entendimento com os demais elementos do grupo, que concordaram ou refutaram, elaborando suas próprias estratégias de resolução”.

Com a metodologia descrita, a professora percebeu a motivação e participação dos alunos com mais entusiasmo e de forma efetiva, além de aproximar a Matemática do cotidiano. “Destaca-se aqui uma alteração do papel do professor, que deixa de ser o personagem principal do processo ensino-aprendizagem, dando lugar cada vez mais acentuado à participação do aluno, assumindo o papel de mediador, incentivador, estimulador da aprendizagem, promotor da autonomia dos alunos”, observou.

A professora ressalta, ainda, que foram alcançados os objetivos de desenvolver as aulas de forma diferente da habitual, despertando o interesse e participação ativa em todo o processo, tendo como consequência a aprendizagem.

“O ensino e aprendizagem da Matemática, com o uso desta metodologia e através da resolução de problemas, possibilita aos alunos desenvolverem sua autonomia, relacionar diferentes áreas científicas e participar de forma ativa na construção do conhecimento”, afirma, enaltecendo que tal metodologia procura rejeitar os conteúdos extremamente livrescos, colocando professor e aluno diante de situações reais, como atores engajados no processo educacional.

A professora também endossa que é importante trabalhar a Matemática através da resolução de problemas e desenvolver novos conceitos, tendo como base a teoria de Tall e Vinner (1981) sobre a criação de imagens conceituais e definição de conceito. “O trabalho em grupo favoreceu a socialização de ideias, de novas conjecturas e perguntas, estimulando a atitude ativa, tornando o aluno responsável pela construção do conhecimento”, frisa a docente, que se diz realizada e feliz. “Com esse programa de mestrado tive a oportunidade de estar em contato com as metodologias de ensino e aprimorar conhecimentos relacionados à disciplina e cálculo diferencial”.

Redes sociais>