UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Instituições de ensino visitam o Horto Medicinal

Publicado em: 27/07/2011 às 15:27

Alunos do Senar e Iped conheceram as espécies de plantas e suas formas de cultivo

Professora Ezilda repassa informações sobre as plantas medicinais
Os alunos conheceram diversas espécies de plantas
Os alunos conheceram diversas espécies de plantas
Os alunos conheceram diversas espécies de plantas
Os alunos conheceram diversas espécies de plantas

Aberto a escolas e entidades, o Horto Medicinal da Universidade Paranaense – Unipar recebeu recentemente a visita de mais duas instituições de ensino: turmas do curso de Ervas Medicinais do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), de Rancho Alegre do Oeste, e do curso Técnico de Farmácia do Iped (Instituto Politécnico de Umuarama).

O espaço, localizado no Campus Cruzeiro (Campus II), é um projeto de extensão universitária do curso de Farmácia e ocupa uma área de trinta mil metros quadrados, onde são cultivadas mais de 450 espécies de plantas medicinais.

Os alunos foram recebidos por estagiários de Farmácia e Engenharia Agronômica e pela coordenadora do projeto, professora Ezilda Jacomassi, que repassou informações e esclareceu dúvidas sobre os benefícios das espécies. “Aqui eles têm a oportunidade de concretizar na prática o que aprendem no curso”, ressaltou.

O grupo do Senar, formado por agricultores rurais, estava acompanhado do professor Carlos Biazoto, que enfatizou a importância da visita para a conclusão do curso. “Este contato com as plantas é um meio de aperfeiçoar os conhecimentos, identificando o objetivo e a utilização de cada erva”.

Segundo a aluna Cleusa Fioroto, a visita foi um dos seus melhores passeios. “Acredito que nasci com o dom para as plantas, pois, desde criança, já observava como elas se desenvolviam e adorava os chás que minha mãe fazia. Estou impressionada com a organização do projeto”.

O líder da turma do Iped, professor Éder Silva Cordeiro, também elogiou o espaço. “Aqui é um ótimo lugar de socialização de conhecimentos sobre plantas medicinais; a diversificação e a organização chamam atenção”, ressaltou, acrescentando que a visita foi positiva e contribuiu na formação dos técnicos em Farmácia.

O Horto Medicinal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As visitas podem ser agendadas no Prove (Programa de Valorização da Educação), pelo telefone (44) 3621-2848.

Redes sociais>