Você está aqui: Notícias > Umuarama: Instituições de ensino visitam o Horto Medicinal
Umuarama: Instituições de ensino visitam o Horto Medicinal
Publicado em: 27/07/2011 às 15:27
Alunos do Senar e Iped conheceram as espécies de plantas e suas formas de cultivo
Aberto a escolas e entidades, o Horto Medicinal da Universidade Paranaense – Unipar recebeu recentemente a visita de mais duas instituições de ensino: turmas do curso de Ervas Medicinais do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), de Rancho Alegre do Oeste, e do curso Técnico de Farmácia do Iped (Instituto Politécnico de Umuarama).
O espaço, localizado no Campus Cruzeiro (Campus II), é um projeto de extensão universitária do curso de Farmácia e ocupa uma área de trinta mil metros quadrados, onde são cultivadas mais de 450 espécies de plantas medicinais.
Os alunos foram recebidos por estagiários de Farmácia e Engenharia Agronômica e pela coordenadora do projeto, professora Ezilda Jacomassi, que repassou informações e esclareceu dúvidas sobre os benefícios das espécies. “Aqui eles têm a oportunidade de concretizar na prática o que aprendem no curso”, ressaltou.
O grupo do Senar, formado por agricultores rurais, estava acompanhado do professor Carlos Biazoto, que enfatizou a importância da visita para a conclusão do curso. “Este contato com as plantas é um meio de aperfeiçoar os conhecimentos, identificando o objetivo e a utilização de cada erva”.
Segundo a aluna Cleusa Fioroto, a visita foi um dos seus melhores passeios. “Acredito que nasci com o dom para as plantas, pois, desde criança, já observava como elas se desenvolviam e adorava os chás que minha mãe fazia. Estou impressionada com a organização do projeto”.
O líder da turma do Iped, professor Éder Silva Cordeiro, também elogiou o espaço. “Aqui é um ótimo lugar de socialização de conhecimentos sobre plantas medicinais; a diversificação e a organização chamam atenção”, ressaltou, acrescentando que a visita foi positiva e contribuiu na formação dos técnicos em Farmácia.
O Horto Medicinal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As visitas podem ser agendadas no Prove (Programa de Valorização da Educação), pelo telefone (44) 3621-2848.