Você está aqui: Notícias > Cianorte: Provas da disciplina Dança e Folclore viram atração
Cianorte: Provas da disciplina Dança e Folclore viram atração
Publicado em: 27/07/2011 às 14:31
Pessoas da comunidade foram convidadas para as apresentações que fizeram o maior sucesso
O curso de Educação Física da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cianorte, têm procurado inovar cada vez mais em suas provas bimestrais. Com duas avaliações abertas ao público, a disciplina ‘Dança e Folclore’ (1º ano de bacharelado e 3º ano de licenciatura), ministradas pela professora Paula Marroni, encantou estudantes, professores e comunidade.
A primeira aconteceu no mês de abril e abordou a história da dança, na qual os estudantes contaram, em forma de linguagem corporal, a trajetória da dança desde a pré-história. As apresentações enfatizaram a importância da dança nas antigas civilizações, que eram realizadas em festividades sacras, como forma de agradecimento pela colheita e pela comunhão do homem com as divindades e com a natureza.
A segunda foi realizada no final do mês de junho e destacou a dança de salão. O grupo fez uma profunda pesquisa sobre sua história, figurinos, passos básicos e criatividade. As apresentações passearam pelos ritmos de salsa, lambada, zouk, tango, soltinho e bolero, encantando o público.
As duas avaliações foram abrilhantadas pela participação dos grupos Megaginga, de Cianorte; Linguagem Corporal em Ginástica Geral, Dança Livre e Dança de Salão, projeto de extensão do curso de Educação Física, coordenado pela professora Paula Marroni; e de integrantes do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística).
Um dos momentos marcantes foi a apresentação do estudante Ricardo Faria, que possui deficiência auditiva e arrancou lágrimas e aplausos da plateia. A banca avaliadora foi composta por docentes da Unipar, pelo coordenador do curso de Educação Física, professor Ricardo Carminato, e pelo diretor da unidade, professor José Aparecido de Souza.
“Esta interação com o público e os professores é importante porque oportuniza aos acadêmicos um melhor preparo para outros eventos, como o 2º Festival de Dança da Unipar, que será realizado em 7 de outubro”, destacou a professora Paula Marroni.