UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Pró-Magíster promove reflexão sobre indisciplina em sala de aula

Publicado em: 25/07/2011 às 16:45

Professores de todos os cursos participaram. Conceitos foram retirados de obra de Celso Antunes

Professora Anália Ogura durante o treinamento sobre indisciplina
Professores aprendem técnicas para incrementar aulas
Professores aprendem técnicas para incrementar aulas
Professores aprendem técnicas para incrementar aulas
Professores aprendem técnicas para incrementar aulas
Em grupos, docentes discutem conceitos para expor aos colegas
Em grupos, docentes discutem conceitos para expor aos colegas
Em grupos, docentes discutem conceitos para expor aos colegas
Em grupos, docentes discutem conceitos para expor aos colegas
Em grupos, docentes discutem conceitos para expor aos colegas
Em grupos, docentes discutem conceitos para expor aos colegas
Em grupos, docentes discutem conceitos para expor aos colegas
Em grupos, docentes discutem conceitos para expor aos colegas

Tornar a aula dinâmica e envolver estudantes é meta dos treinamentos realizados com professores da Unipar. Neste período de férias acadêmicas, docentes das várias áreas do conhecimento aprenderam a usar o software movie maker, para inovar em sala com apresentação de vídeos. A capacitação foi ministrada pelos professores do curso de Sistemas de Informação, Giani Ito e Laurentino Dantas.

No segundo dia de treinamento, a coordenadora do Pró-Magíster (Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior), professora Anália Ogura, propôs reflexão com base no autor Celso Antunes: ‘Professor bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula’.

A professora passou os conceitos de alienação – processo no qual há perda de identidade e falta de autonomia; de professor bonzinho – aquele que é manipulável, manobrável e não transmite a dignidade de sua profissão; e de sujeito – indivíduo consciente e capaz de agir autonomamente.

Em equipe, discutiram algumas tirinhas, que tiveram foco na pontualidade, assiduidade, associação de novos conhecimentos, preparação de aulas, administração do tempo, cobrança coerente em sala de aula, clareza, disposição, gesticulação, linguagem corporal e falada, elaboração de plano de ensino, entre outros assuntos.

A atividade também possibilitou aos professores pensar o que é classe disciplinada e indisciplinada, até que ponto o professor é responsável pela indisciplina da sala, até que ponto é o aluno.

Redes sociais>