Você está aqui: Notícias > Cascavel: Biomedicina alerta sobre riscos da obesidade infantil
Cascavel: Biomedicina alerta sobre riscos da obesidade infantil
Publicado em: 20/07/2011 às 16:12
Crianças entre 10 e 13 anos podem participar do projeto; os exames serão gratuitos
Casos de obesidade em crianças e adolescentes são frequentes e complexos. O curso de Biomedicina da Universidade Paranaense – Unipar, preocupado com esse quadro e com o risco de doenças crônico-degenerativas, criou o projeto de pesquisa científica ‘Correlação do diagnóstico laboratorial com a obesidade infantil na cidade de Cascavel’.
O projeto está aberto à comunidade e tem por objetivo acompanhar a saúde de crianças de 10 a 13 anos. Interessados devem procurar o laboratório de Análises Clínicas da Unipar. O coordenador do projeto, professor Ricardo Abrão, faz um alerta aos pais: “Doenças como diabetes, colesterol e hipertensão, associadas, são a principal causa de insuficiência renal crônica e risco cardiovascular”.
O trabalho tem a meta de relacionar resultados laboratoriais com o IMC (Índice de Massa Corpórea). Os participantes serão submetidos a medidas de peso e altura e de circunferência abdominal, aferição da pressão arterial e realização de exames de glicemia, colesterol e triglicérides e devem ser acompanhados pelos pais ou responsável.
O sobrepeso, segundo a medicina, é uma síndrome metabólica, caracterizada por níveis elevados de pressão arterial, resistência à insulina, índice elevado de gordura abdominal e dislipidemia (alteração do colesterol e triglicérides).
A pesquisa, supervisionada pelo professor Ricardo, envolve docentes, biomédicos e acadêmicos de programas de Iniciação Científica. A linha de pesquisa objetiva a prevenção e promoção da saúde, sendo que a perspectiva é atender cerca de 800 crianças. Dada a importância, o estudo fará parte de doutorado da USP (Universidade de São Paulo).
O professor informa que o atendimento é gratuito e necessita de agendamento prévio pelo telefone (45) 3321-1300, ramal 2177. A coleta de sangue será feita em jejum, às quartas, quintas ou sextas-feiras.