Você está aqui: Notícias > Cascavel: Projeto de Ciências Contábeis assessora legalização de negócios
Cascavel: Projeto de Ciências Contábeis assessora legalização de negócios
Publicado em: 15/07/2011 às 17:11
Atendimento gratuito é feito pelo Núcleo de Pesquisa e Práticas Contábeis
O curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cascavel, firmou parceria com a Semdec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel), integrando os projetos ‘Formalização de EI (Empreendedor Individual)’ e ‘Empresa Fácil’. O objetivo é prestar assessoria para a legalização de negócios informais e sanar dúvidas dos EI.
No Paraná, segundo dados de 2007 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há mais de 575 mil informais, nas condições da nova lei. Um dos requisitos para ser empresário individual é auferir receita bruta anual de até R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais).
A coordenadora do curso, professora Maria Denardi, destaca que para incentivar a formalização foram concedidos benefícios ao EI, como isenção da taxa do registro da empresa e concessão de alvará para funcionamento, além de não necessitar de contabilidade formal.
A parceria também tem como metas preparar os acadêmicos sobre o assunto e trabalhar como se portar com os empreendedores e como sanar dúvidas. Também se propõe a instigar o acadêmico a utilizar as disciplinas aprendidas em sala de aula e dar suporte sobre custos, análises e mensurações e explicar os benefícios da formalização e as obrigações tributárias.
“É interessante para nosso alunado entender como é constituída esta empresa, quais seus benefícios e obrigações, pois no decorrer do tempo esses EI podem passar à categoria de microempresa. Ao conhecer sobre essa realidade, nosso aluno terá a oportunidade de utilizar a teoria na prática, auxiliando pessoas que queiram se formalizar”, afirma.
A professora comenta que o estudante será selecionado via teste de contabilidade geral e pelo interesse. Os encontros com os alunos, para repassar diretrizes, serão realizados às segundas-feiras. Já a clientela não terá critério de seleção, desde que se enquadre como EI. O atendimento será das 16 às 19 horas, de segunda a sexta, no Núcleo de Pesquisa e Práticas Contábeis da Unipar e é gratuito. Além deste local, também serão feitas visitas a bairros para explanação sobre o que é EI e quem se encaixa.
Também haverá divulgação promocional, para alunos e associados do sindicato dos contadores, Prefeitura e Secretaria da Fazenda, via e-mail ou cartazes em locais como Amic, Acic, Amop, entre outros.
A coordenadora do curso, o diretor do Centro de Educação Profissional do Senac/Paraná, Ulisses Silva, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Susana Kasprzak, o Diretor Social da CDL, Samoel de Mattos Jr, e a consultora do Sebrae, Danieli Doneda, assinaram a parceria, que contou com o incentivo da diretora do departamento de Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Lara.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3321-1300, ramais 2184 ou 2186. O Empreendedor Individual foi instituído pela Lei Complementar nº 128/08, que criou a figura jurídica do empreendedor individual e foi regulamentada pela Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 58. A lei do Empreendedor Individual foi construída junto com o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.