UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: Professor de Moda apresenta artigo em Congresso Internacional

Publicado em: 15/07/2011 às 14:45

No 11º Ergodesign, Marcos Lima discorreu sobre carteiras e bolsos das calças

Marcos Lima, de colete, com os participantes Roberto Deganutti, Gabriel Bonfim e Luiz Paschoarelli
Entrada do salão nobre do Teatro Amazonas
Palacete Provincial, local de abertura do Congresso
Interior do Palacete Provincial, local de abertura do Congresso
Interior do Teatro Amazonas, ponto turístico visitado pelo professor

O professor Marcos José Alves de Lima, do curso de Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte, participou do 11º Ergodesign (Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: produtos, informação, ambiente construído, transporte), realizado em Manaus/AM.

O evento reuniu estudantes, professores e especialistas do Brasil e do exterior para discutir como a ergonomia e a usabilidade podem ser aplicadas para melhorar o funcionamento de sistemas, ferramentas, ambiente ou produto no meio físico e digital. Entre os convidados, o renomado doutor Francisco Rebelo, professor do Departamento de Ergonomia da Universidade Técnica de Lisboa, e o PhD Christian Bastien, organizador do World Usability Day (Dia Mundial da Usabilidade).

Durante o Congresso, o docente representou a Unipar apresentando o artigo ‘Carteiras Masculinas e os Bolsos das Calças: Implicações no Design Ergonômico de Moda’. “O objetivo desse trabalho é traçar um viés entre o design de moda e o design ergonômico, propondo um pensamento crítico no momento de projetar produtos de moda. Nesse artigo discute-se a síndrome das carteiras, uma dor que atinge o nervo ciático, além de provocar um desajuste na coluna e uma série de outros males”, explicou Lima.

Paralelamente ao Ergodesign aconteceu também o 11º USIHC (Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador). Durante a viagem, o professor aproveitou para visitar o ponto turístico mais tradicional de Manaus, o Teatro Amazonas.

Para a participação no Congresso, o docente contou com a ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>