UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Turma de Engenharia Agronômica visita a Citrospar

Publicado em: 15/07/2011 às 11:14

Estudantes foram convidados para conhecer práticas inovadoras no laranjal da empresa

Na fazenda, estudantes observaram o trabalhos dos funcionários nos tratos culturais e na colheita
Na fazenda, estudantes observaram o trabalhos dos funcionários nos tratos culturais e na colheita

Conhecer práticas agrícolas inovadoras usadas na produção de laranja e discutir sobre a viabilidade econômica dessa atividade para a região. Este foi o objetivo da visita técnica promovida pelo curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, à Citrospar Agroindustrial S/A, em Cruzeiro do Oeste. A coordenadora do curso, professora Glaciela Kaschuk, acompanhou a visita.

Na empresa, os estudantes dos 1º e 2º anos foram recepcionados pelo responsável técnico da produção, Ralfo Luís Staut, e pelo gerente da fazenda, Paulo Edson Paranhos de Mesquita, que sanaram dúvidas e curiosidades dos estudantes. Eles informaram que a fazenda da Citrospar cultiva 600 mil pés de laranjeiras e entrega toda a sua produção para consumo fresco. Entretanto, a empresa agrícola tem um projeto ambicioso: está engajada para transformar a região oeste do Paraná em um dos principais polos produtores da fruta no Estado.

Na fazenda, os estudantes observaram os funcionários fazerem os tratos culturais e a colheita. “O projeto pedagógico do curso prevê o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas, a capacidade de administrar uma empresa agrícola ou gerir o seu próprio negócio”, destaca a coordenadora, justificando a visita.

“Se algum dos alunos optar por gerir o próprio negócio, vai ter que sair da faculdade sabendo o que quer produzir. O objetivo da viagem foi proporcionar o conhecimento de mais um dos diversos setores da agricultura, para que os próprios alunos escolham em que tipo de produto agrícola vão se aprofundar durante os seus estudos”, emenda.

Ela diz que trabalha para que seus alunos desenvolvam capacidade de identificar nichos de mercado, fomentar tecnologias adequadas e agregar valor ao produto agrícola através da agroindústria. “Visitas como esta vêm para complementar estes passos”, resume.

Redes sociais>