Você está aqui: Notícias > Umuarama: Curso de Enfermagem participa de projeto social do Sicoob
Umuarama: Curso de Enfermagem participa de projeto social do Sicoob
Publicado em: 14/07/2011 às 15:23
No colégio estadual Pedro II, estudantes ministraram palestras de conscientização e integração
Engajado com seu papel social e preocupado com a comunidade onde está inserido, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, desenvolve uma série de atividades afim de levar informação relevantes para a manutenção da saúde da população.
Desta vez, o curso aceitou o convite do Sicoob para auxiliar em projeto de responsabilidade social da cooperativa de crédito. “A programação deles é anual e fomos convidados pela primeira vez a participar. Ficamos muito felizes em poder colaborar”, declara a coordenadora do curso, professora Maristela de Azevedo Ribeiro.
O curso esteve no Colégio Estadual Pedro II para ministrar palestras aos alunos da 7ª e 8ª séries sobre doenças sexualmente transmissíveis. Cerca de 100 participaram. “Os alunos ministrantes são grupos capacitados pelo projeto de extensão Centro de Saúde Escola. Cada grupo tem, em média, 6 alunos de todas as séries, para que possam integrar e complementarem o conhecimento”, explica a professora.
“Ao todo são 25 alunos capacitados para levar informação às escolas e empresas nos assuntos ligados às doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, hipertensão, bullyng e dengue”, emenda. A professora ainda explica que estas ações são pontuais, iniciadas no mês de maio, com a colaboração dos enfermeiros responsáveis técnicos do Centro de Saúde Escola e Pronto Atendimento Escola para realizar agendamento. “A coordenação da ação cabe a mim. Esta palestra foi o primeiro convite externo que recebemos para a realização das ações de educação em saúde”.
Para ela, atividades como esta são de extrema importância: “Além do exercício da responsabilidade social, podemos divulgar a formação de excelência que nossos alunos recebem, estimular a interação comunitária e integração ensino-serviço”.