UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Estrada do Jatinho é cenário de aula prática de Gestão Ambiental

Publicado em: 12/07/2011 às 11:00

Estudantes foram a Mundo Novo/MS para estudar formas e técnicas de recuperação de área degradada

Turma que participou da visita técnica: diagnóstico de impactos ambientais
Estudantes estudaram formas e técnicas de recuperação de área degradada
Estudantes estudaram formas e técnicas de recuperação de área degradada

Estimular a consciência ambiental e praticar a interdisciplinaridade. Foram estes os intuitos de aula prática promovida pelos professores Augusto de Nadai e Julio César Juvenal nas disciplinas de Recuperação de Áreas Degradadas e Saneamento Ambiental, respectivamente, com os alunos do 2º ano do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra (em 28/5).

Os estudantes estiveram em Mundo Novo/MS para aula na Estrada do Jatinho, área de propriedade da empresa Tractebel, antiga Eletrosul Geração. Lá, puderam colocar em prática uma parte do que aprendem em sala de aula e ver de perto o que é repassado por seus professores.

“A área que visitamos foi degradada em função da retirada de solo para a implantação do aterro da ensecadeira da Hidroelétrica de Ilha Grande, sendo que a sua construção foi cancelada devido a crise financeira e o grande impacto ambiental que a mesma iria causar junto ao arquipélago do Parque Nacional de Ilha Grande no Rio Paraná”, explicam os professores.

Segundo eles, o objetivo da visita foi mostrar a captação de água nas bacias, construção de terraços e conservação do solo, recuperação e adequação de estradas, erosão laminar, erosão a nível de aparecimento de vossorocas, controle de vossorocas, degradação do solo, técnicas e formas de recuperação de área degradada, proteção de nascentes e mata ciliar.

A visita ainda embasou atividades em sala de aula. “Com a aula foi possível a elaboração de um relatório onde consta o diagnóstico dos processos de degradação e os impactos causados na área visitada, com apresentação de soluções para recuperação”, destacam os professores.

Redes sociais>