Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Formandos de Farmácia visitam multinacional farmacêutica
Paranavaí: Formandos de Farmácia visitam multinacional farmacêutica
Publicado em: 11/07/2011 às 17:00
Em Hortolândia conheceram a Indústria Farmacêutica EMS, líder de mercado em seu segmento
Transpor os muros da Universidade em busca de novos conhecimentos e novas experiências que irão ajudar a moldar a vida profissional; aproveitar as oportunidades ofertadas pela graduação e buscar, cada vez mais, uma formação completa. Foi com estes objetivos que a turma do 5º ano do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, viajou para Hortolândia/SP para visita técnica (em 1/6).
A visita objetivou proporcionar aos formandos a chance de conhecer a Indústria Farmacêutica EMS, líder de mercado com atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar. “A EMS é uma multinacional 100% brasileira e mantêm atividades em Portugal, Espanha e Itália. Produz 360 milhões de unidades/ano; de cada 100 medicamentos comercializados, 10 são da EMS; possui 4,5 mil colaboradores, sendo 800 farmacêuticos”, informam as professoras Joseslange Silveira e Giselle Viana, que acompanharam a turma.
Elas contam que a primeira fábrica se encontra em São Bernardo do Campo/SP e que, em 1999, foi inaugurado em Hortolândia/SP o seu maior complexo industrial, com 70 mil m2, responsável pela fabricação de medicamentos para transplantados, cardiológicos, anti-inflamatórios, analgésicos e antidepressivos. “A sede em São Bernardo do Campo é responsável pela fabricação de penicilânicos, cefalosporínicos e hormônios”, destacam.
A visita é parte das atividades de ‘Estágio em Medicamentos’. Na empresa, os estudantes foram recepcionados pela responsável do setor de Marketing, Danila Silva, e foram levados para conhecer todo o sistema de funcionamento e as tecnologias envolvidas. “O nosso objetivo foi alcançado, pois os alunos puderam observar o processo de fabricação do medicamento, desde a matéria-prima até o produto acabado”, ressaltam.
Os estudantes confirmam. “Foi muito importante aliar teoria à prática, pois no ano passado havia realizado um projeto industrial e agora tive a oportunidade de verificar a parte funcional. Além disso, essa visita proporcionou visualizar mais um dos campos de atuação do farmacêutico, proporcionando uma melhor decisão para aqueles que pretendem seguir esse caminho”, destaca o aluno Fábio Rosa.