Você está aqui: Notícias > Guaíra: Unipar participa da reunião das empresas hidroviárias
Guaíra: Unipar participa da reunião das empresas hidroviárias
Publicado em: 11/07/2011 às 11:28
O encontro reuniu os órgãos de todo o país. A professora Rosiley Pacheco representou a Instituição
A Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra, foi convidada para participar da 1ª Reunião Técnica Operacional e Financeira das Administrações Hidroviárias. A coordenadora do curso de Gestão Ambiental, professora Rosiley Pacheco, representou a Instituição.
O encontro reuniu representantes de administradoras hidroviárias de todo o país, empresários e lideranças políticas. Durante a reunião foi apresentado os planos para a viabilização da hidrovia Paraná-Tietê. Na programação constou também uma visita técnica à rota de navegação da região.
“A participação em uma reunião desse porte é de extrema importância porque nos dá a oportunidade de firmar parcerias para que nossos estudantes possam realizar estágios”, ressaltou a coordenadora.
Na oportunidade, o Prefeito de Guaíra, Manoel Kuba, formalizou a assinatura da doação de um terreno ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte). A propriedade, com área de 1.398 m², fica próximo ao Centro Náutico Marinas e deverá sediar o novo escritório da Ahrana (Administração da Hidrovia do Paraná).
Para o superintendente da Ahrana, Antonio Badih Chehin, a doação foi de extrema importância. “Sem dúvida nenhuma este é um dia histórico para nós; é a realização de um sonho, pois desejamos criar uma base operacional na região e escolhemos Guaíra. Quero agradecer o prefeito Kuba, que não mediu esforços para nos ajudar. Nessa região, o governo do Estado tem interesse em investir em grandes obras e na expansão da hidrovia”, salientou.
O prefeito classificou o encontro como memorável. “É uma honra mais uma vez participar e acompanhar de perto um ato histórico para o nosso município. Com certeza é mais um passo rumo ao desenvolvimento. E o nosso sonho é ver o porto intermodal na cidade, integrando a hidrovia aos modais ferroviário, aeroviário e dutoviário”.
De acordo com Chehin, a Ahrana tem como área de jurisdição a Bacia Hidrográfica do Rio Paraná e é responsável pelas melhorias realizadas ao longo dos trechos navegáveis. Seu principal objetivo é dar segurança ao tráfego e à operação ininterrupta de todo o sistema. O órgão integra-se também a ferrovias e dutovias regionais e federais, formando um sistema multimodal de escoamento da produção agrícola para exportação.