Você está aqui: Notícias > Pós-graduação: Professor apresenta estudo em Congresso, em Chicago
Pós-graduação: Professor apresenta estudo em Congresso, em Chicago
Publicado em: 08/07/2011 às 10:55
Evento reuniu cinco mil ortodontistas e professores de todo o mundo
O coordenador da pós-graduação em Ortodontia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, professor doutor Fábio Rogério Torres Maria, e o professor do mesmo curso, Lauri Dalmagro Filho, participaram em Chicago do 111º Congresso Americano de Ortodontia (entre 15 a 17/5).
O evento voltado a discutir temas atuais e relevantes da especialidade teve como tema ‘Desafios para o Futuro’ e reuniu cerca de cinco mil ortodontistas e professores de todo o mundo. Representando a Unipar, Dalmagro foi como ouvinte e Torres foi também para apresentar estudo científico (levantamento de protocolos de tratamentos realizados nos últimos 35 anos).
O estudo faz parte da tese de doutorado de Torres, defendida no ano passado, na USP. Nele, o professor verificou se os protocolos usados ao longo desses anos sofreram influências sazonais seguindo as filosofias e dogmas vigentes de cada época. Para isso, realizou pesquisa retrospectiva.
“Estudamos tal tema porque percebemos que determinados protocolos de tratamento mudaram drasticamente suas indicações ao longo dos anos”, explica. “Os resultados demonstraram que realmente os diferentes protocolos de tratamento sofrem influências específicas de filosofias dominantes a cada época. Quando surge um fato novo, muitas vezes essa distribuição de predominâncias também muda”, pontua o professor.
O trabalho foi apresentado em forma de ‘pôster eletrônico’, exposto em telas digitais em ilhas de computadores. Os professores ainda participaram de palestras sobre mini-implantes, tratamentos clínicos e novidades de aparelhos e recursos técnicos.
Sobre a participação, os professores vêem como essencial. “Para um ortodontista e professor de vanguarda, é impossível ficar fora de um evento deste. Por isso a cada ano faremos de tudo para estarmos presentes nas novas edições”, avisam.