Você está aqui: Notícias > Cianorte: Gestão Ambiental leva alunos para aula prática em aterro
Cianorte: Gestão Ambiental leva alunos para aula prática em aterro
Publicado em: 04/07/2011 às 16:10
Turma visitou o local para compreender os métodos de disposição de resíduos sólidos
Compreender os métodos de disposição de resíduos sólidos, analisar os sistemas de drenagem de efluentes líquidos e gasosos, obter informações quanto à coleta seletiva de Cianorte. Foi com este objetivo que a turma do 2º ano do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte, visitou recentemente o aterro sanitário para uma aula prática.
Acompanhados dos professores Vivian Cionek e Wilsandrei Cella, responsáveis pelas disciplinas de ‘Saneamento Ambiental’ e ‘Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos e Gasosos’, os estudantes puderam observar os principais problemas que não condizem com o gerenciamento adequado, os tipos de lagoas de tratamento, as tecnologias empregadas na edificação do aterro e, ainda, colher dados geológicos e climatológicos do local e dos tipos de resíduos sólidos lá depositados.
A visita ainda norteou atividades em sala de aula. “Eles tiveram aula teórica sobre o assunto, apresentaram seminários sobre resíduos sólidos e um briefing sobre toda atividade a ser desenvolvida no aterro”, explicam os professores.
Para eles, a visita foi muito importante. “Os alunos puderam ver na prática toda a tecnologia de tratamento e disposição final dos resíduos, além de terem a oportunidade de ver o sistema de drenagem de líquidos e captação de gases resultantes do processo de decomposição”, destaca Cella.
A turma pôde também visualizar a quantidade de lixo gerado por uma cidade. “Levamos os alunos a refletir sobre o problema que isto representa para o futuro e de que forma podem, como futuros gestores ambientais, atuar na área, contribuindo para a otimização do processo”, observa Cionek.
A coordenadora do curso, professora Simone de Jesus Dematei Gregio, concorda com os professores. “Estas atividades, ao longo do curso, são essenciais para a carreira profissional do tecnólogo ambiental, uma vez que tudo que aprendem na teoria pode complementar com a prática”.