UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Afiliada do Futura, inaugurada TV UP em Umuarama

Publicado em: 01/07/2011 às 16:41

Primeiro canal de televisão aberto da cidade, emissora contempla toda a região

Zeca Dirceu, Garcia, Cattani, Dom João, Lúcia Araújo, Bácaro e o prefeito Moacir Silva desatam a fita inaugural
O chanceler Carlos Eduardo Garcia
O diretor da Fundação Cândido Garcia, Douglas Bácaro
O secretário de Estado da Comunicação, Marcelo Cattani
Jornalista Lúcia Araújo
Prefeito Moacir Silva
Carlos Eduardo Garcia e Marcelo Cattani
Cattani, Lúcia Araújo, Garcia e Bácaro
Convidados se acomodaram no auditório do Campus Tiradentes
Convidados se acomodaram no auditório do Campus Tiradentes
Jornalista Rafaela Schuinka entrevista Carlos Eduardo Garcia
Marcela Lopes, da TV+, entrevista Lúcia Araújo
Bácaro e Lúcia Araújo
Zeca e Carlos Eduardo Garcia
Equipe da TV+ entrevista o prefeito Moacir Silva

Com a presença de lideranças políticas e da gerente geral do Canal Futura, jornalista Lúcia Araújo, a Fundação Cândido Garcia inaugurou oficialmente na quinta à noite a TV UP, primeiro canal de televisão aberto da região de Umuarama, o 53. A emissora já está no ar, com a programação educativa do Futura e com um telejornal local de trinta minutos, o UP Notícias, transmitido ao meio-dia.

Presidindo a cerimônia, o Vice-Reitor Chanceler da Universidade Paranaense – Unipar, Carlos Eduardo Garcia, enalteceu a importância da parceria entre Fundação Cândido Garcia (FCG) e Fundação Roberto Marinho (FRM), que, agora, contempla as comunidades do noroeste com conteúdo educativo e informativo de alta qualidade.

Depois de sublinhar seus agradecimentos ao empenho e apoio dos colaboradores da TV UP – “capitaneados pelo diretor e incentivador valoroso, Douglas Bácaro”, de empresários, da FRM – “que tão gentilmente confiou nesse projeto”, do deputado federal Zeca Dirceu, do secretário de Estado da Comunicação, Marcelo Cattani – que representou o governador Beto Richa, e do representante da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e diretor do jornal Umuarama Ilustrado, Ilídio Coelho Sobrinho, Garcia fez menção especial ao pai, Cândido Garcia.

“Hoje estamos jubilosos por estarmos inaugurando o nosso canal de televisão. Quero neste momento render homenagem àquele que foi e é o artífice maior desta conquista e que, honrosamente, leva o nome da nossa fundação, que é o meu amado pai, Cândido Garcia”, sentenciou.

E emendou: “Sua história de vida serve para nós, sua família, e para a Unipar o combustível que nos move e nos colocará em lugares cada vez mais distantes, levando cultura, conhecimento, informação e crescimento pessoal a aqueles que se juntarem a nós nesta caminhada”.

Lúcia Araújo, que veio do Rio de Janeiro especialmente para o evento, não escondeu a alegria de poder, com a Unipar e a Fundação Cândido Garcia, aumentar ainda mais a abrangência do Futura. Por diversas vezes ela revelou seu contentamento pela concretização da parceria: “Uma cidade como Umuarama faz parte da pujança do Paraná, do Brasil, por isso merece ser contemplada com esse projeto”.

Ela também enfatizou o quanto a Unipar foi receptiva e acredita que, juntas, Futura e TV UP farão um bom trabalho: “O Canal Futura não faz parceria só para ter mais uma difusora de uma programação; o Canal Futura acredita em diálogo, e foi esse fator que nos ligou à Unipar, porque esta Universidade segue missão parecida com a nossa”.

Ela acredita que a motivação que vê na Unipar em seguir com seriedade o projeto “vai acelerar ainda mais os índices de melhoria da educação e da qualificação profissional no Brasil”. Também elogiou o “desenho inteligente” da TV UP: “Quando ouvi o slogan ‘informar, formar e transformar’ [frase da abertura do audiovisual que apresenta a emissora], percebi que nossas afinidades são imensas e que, trabalhando juntos, vamos compartilhar valores”.

Ao se pronunciar, o diretor da Fundação Cândido Garcia, economista Douglas Bácaro, fez um relato de todas as fases que resultaram na TV UP. “Tivemos que ser enfáticos para conquistarmos credibilidade e aconteceu”, destacou, lembrando que a FCG não se negou, em nenhum momento, a investir em todos os requisitos para se adequar às normas do Futura.

Ele também lembrou que os investimentos financeiros para a aquisição dos equipamentos foram pesados, mas valeram a pena: “São equipamentos de alta tecnologia, já para transmissão em plataforma digital; para isso estamos aguardando a concessão; tão logo saia, começamos a operar nesse sistema”.

Também se pronunciaram o deputado Zeca Dirceu, o prefeito Moacir Silva e o secretário Cattani. Todos elogiaram a iniciativa da Fundação Cândido Garcia e da Unipar. “Estamos com grandes projetos para o desenvolvimento desta região e a TV UP, com certeza, vai nos ajudar nessa missão”, disse o prefeito.

O bispo Dom João Mamede foi convidado para a bênção das instalações. A equipe da TV+ Unipar, canal da Universidade Paranaense veiculado pela Net, cobriu o evento para o telejornal Giro Unipar. Após o ato solene e da fita inaugural ser desatada, os convidados visitaram os estúdios da TV UP e participaram de um coquetel de confraternização.

Redes sociais>