UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de Moda firma parceria para estimular artesanato

Publicado em: 01/07/2011 às 14:18

Com a Adamop a meta é estimular criatividade e sustentabilidade na região Oeste do Estado

Professores do curso, representantes da Adamop e Prove, em reunião de parceria

O curso de Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar foi convidado pela Adamop (Associação das Primeiras Damas do Oeste do Paraná) para ser parceiro do projeto ‘Organização, Gestão e Design do Artesanato do Oeste do Paraná: uma proposta de inclusão social’, via Prove (Programa de Valorização da Educação).

O objetivo é apoiar as ações de organização das artesãs e a busca de um novo design para o artesanato desenvolvido nos 51 municípios do Oeste. Segundo a presidente da Adamop, Lizmari Fontana, a ideia é estabelecer um plano de desenvolvimento do artesanato, em que a gestão de design seja a diferenciação no mercado, proporcionando melhores condições de trabalho e renda.

A coordenadora do curso de Moda, professora Ana Paula Pereira, ministrou palestra em três encontros microrregionais de mulheres empreendedoras, em Ubiratã, Marechal Rondon e Catanduvas. O tema abordado foi ‘Qualidade total no artesanato, como agregar valor’.

O projeto atende mulheres que pertencem a clubes de mães, grupos de produção e participantes de programas sociais dos 51 municípios do Oeste. Lizmari salienta que é primordial a capacitação de mulheres e o desenvolvimento de novos produtos. “As parcerias dão representatividade a esse trabalho”, afirma.

O Instituto Emater também investe no empreendedorismo, sendo parceiro em oficinas para produtos natalinos, cursos de novas técnicas artesanais, reuniões de monitoramento e nos encontros microrregionais e regionais.

CONFIRA A AGENDA Boa Vista da Aparecida será a próxima cidade a sediar o evento (em 1/7), seguido de São Miguel do Iguaçu (6/7), São Pedro do Iguaçu (5/8) e Palotina (10/8). Os encontros contam com o apoio das prefeituras, do Governo do Estado, Organização Mundial da Família e Sistema FIEP.

Redes sociais>