UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Projeto de Enfermagem foca mulheres gestantes

Publicado em: 01/07/2011 às 11:22

Ação que conta com apoio da Norospar e Pastoral da Criança já atendeu 160 futuras mamães

Estudantes e funcionários envolvidos passaram por treinamento para atuar no projeto
Estudantes e funcionários envolvidos passaram por treinamento para atuar no projeto
Projeto orienta futuras mães no Norospar
Projeto orienta futuras mães no Norospar

Atender gestantes e parturientes para orientação e incentivo ao aleitamento materno exclusivo, através de demonstrações práticas de como amamentar e como superar as dificuldades nessa fase de adaptação. Estes são os objetivos do projeto de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, intitulado ‘Pró-Gestante Unipar, Norospar e Pastoral da Criança: Trabalhando na Redução da Mortalidade Infantil’.

Coordenado pela professora Nanci de Paula, o projeto reúne 40 estudantes do 3º e 4º anos do curso e é realizado no Hospital Norospar com as gestantes internadas. “A média mensal de atendimento é de 120 gestantes de Umuarama e região”, informa a professora.

Treinamentos, consultas, orientações, acolhimento e palestras estão entre as atividades ofertadas. “As orientações às futuras mães são realizadas diariamente, bem como o acompanhamento do aleitamento nos retornos e o encaminhamento à Pastoral da Criança quando este se fizer necessário”, explica a professora. “Acompanhamos a gestante e o recém-nascido”, atenta.

Para participar do projeto, os estudantes selecionados e funcionários do hospital passaram por treinamentos e por sessões de estudos em grupo, ministradas pela coordenadora do projeto e pela enfermeira obstetra da maternidade, Sônia Terezinha Gazim.

“O projeto é de grande importância, pois faz parte da educação em saúde e coloca o futuro enfermeiro em contato com a realidade local e regional”, destaca Nanci de Paula. “O curso contribui em questões sociais que envolvem saúde e bem-estar, aperfeiçoamento do conhecimento, atualização e sensibilização para a formação profissional, além da redução da mortalidade materna e infantil”, ratifica.

Com término previsto para o final do ano, o projeto já comemora bons resultados. As atividades acontecem diariamente, de segunda a sábado. Qualquer mãe com dificuldade de amamentar pode procurar o serviço.

Redes sociais>