Você está aqui: Notícias > Cascavel: Fórum Pedagógico aborda programa 5S
Cascavel: Fórum Pedagógico aborda programa 5S
Publicado em: 28/06/2011 às 14:00
Estudantes de Arquitetura e de Engenharia refletiram sobre suas condutas
Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cascavel, realizaram este mês o Fórum Pedagógico dos cursos. O convite para palestrar foi feito ao administrador e professor Antônio Augusto Putini, que abordou o tema ‘Qualidade voltada ao programa 5S’.
A abertura foi proferida pelo coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Marcelo Ribeiro, que alertou para a exigência dos clientes por um produto confiável, acessível, seguro e no tempo certo. E questionou: “É possível pensar em gestão de qualidade ISO 9001 em um terreno sujo e desorganizado?”. O professor ainda afirmou: “O profissional que seremos está ligado ao acadêmico que somos e ao nosso empenho pela qualidade de nossos projetos”.
Segundo o ministrante, o programa foi implantado nos anos 50, no Japão, devido à sujeira nas empresas e, a partir de então, padronizou-se a linguagem. O programa consiste na mudança de hábitos, voltados à educação, limpeza, organização, utilização, autodisciplina e saúde.
Putini ressalta que o objetivo é estimular o fazer bem feito, com capricho e suprir a necessidade de qualidade total das empresas. E parafraseou um pensador: “Vergonha é alguém limpar a sujeira da gente”.
“O programa 5S é o jardim de infância da qualidade e é o primeiro passo para a melhoria da comunicação, conhecimento de normas da empresa e proteção ao meio ambiente”, destacou o professor, complementando que qualidade é ter tempo para o estudo; é praticar boas maneiras em casa, não só na indústria; é ter iniciativa; é estar satisfeito no trabalho; é conviver bem.
A diretora do Campus, professora Débora Venturin, prestigiou o evento. Ao se pronunciar, ela frisou a importância de refletir sobre “quem são os profissionais que estamos formando e para qual mercado”. Segundo a professora, o evento proporcionou repensar atitudes enquanto cidadãos e aprender a dar valor às pequenas coisas, ao ambiente de trabalho e ao outro.
Após a palestra, os estudantes foram distribuídos em salas de aula para atividade de reflexão sobre suas condutas acadêmicas com relação ao tema exposto. A reflexão foi conduzida por professores dos cursos que abordaram, frente aos projetos pedagógicos, a proposta de formação multidisciplinar da Universidade.