Você está aqui: Notícias > Mestrado: Mostra Científica promove debate e incentiva pesquisa
Mestrado: Mostra Científica promove debate e incentiva pesquisa
Publicado em: 28/06/2011 às 11:29
Na sexta edição, evento reuniu estudantes e professores da Unipar e de outras IES
O mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, está comemorando o sucesso de sua 6ª Mostra Científica. O evento reuniu 80 participantes entre professores e estudantes de diversos cursos da Unipar e de outras instituições de ensino, na sala de vídeo central do Campus-Sede (entre 3 a 4/6).
A abertura do evento ficou a cargo da professora doutora da Universidade Estadual de Londrina, Kerlei Cristina Médici, que ministrou a palestra ‘Diagnóstico Molecular e sua Aplicação na Saúde Animal’. Em seguida, um animado coquetel de confraternização animou e promoveu integração entre os convidados.
O evento seguiu no dia seguinte com ‘Ciclo de Palestras’, ministradas por mestrandos de Ciência Animal. ‘Toxicologia ambiental: Contaminação do Solo e seus Reflexos na Saúde Animal’ foi o tema proferido por Douglas Rossi Jesus. Em seguida, Leoni Kappes Ravagnani palestrou sobre ‘Salmonelose: Implicações na Saúde Animal e Saúde Pública’.
‘Comparação da Ação dos Cloridratos de Xilazina, Detomidina e Romifidina na Sedação de Ovelhas, em Doses Calculadas por Meio de Extrapolação Alométrica, com Reversão pelo Cloridrato de Ioimbina’, foi o tema abordado por Felippe Azzolini. O mestrando Aguinaldo Nakamura apresentou estudo sobre ‘Terapia Contra a Anaplasmose Bovina’.
A palestra ‘Biossegurança na Pesquisa Científica’, proferida pela ex-aluna do curso, a mestre Priscila Luiza Mello, deu sequência ao evento no período da tarde. Marcelo Marques abordou ‘Biologia, Conservação e Sanidade em Comunidades de Quirópteros’, seguido de Thiago Vilhena Leme, que palestrou sobre ‘Produtos Naturais com Potenciais Diuréticos: Mito ou Realidade’. A mestranda Meirielli Monique Piassa encerrou o ciclo com a palestra ‘Aspectos Epidemiológicos e Etiológicos da Infecção Urinária em Fêmeas Suínas’.
A coordenadora do mestrado, professora Daniela Dib Gonçalves, se diz muito satisfeita com o resultado do evento, já que houve a participação de docentes e estudantes de diferentes cursos de graduação, além de profissionais de outras instituições de ensino. “Procuramos diversificar bem os temas para que nosso evento ficasse atrativo e atingisse os objetivos”, comentou.
Segundo ela, a integração mestrado e graduação foi proporcionada ainda pela exposição dos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos mestrandos e docentes em forma de banners. “O evento firma-se cada vez mais como um canal competente de divulgação científica”, comemora, reafirmando que isso fortalece o mestrado.