Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Perspectivas do Mercado de TI é tema de Aula Magna
Paranavaí: Perspectivas do Mercado de TI é tema de Aula Magna
Publicado em: 27/06/2011 às 14:38
O palestrante Celso Gonçalves Júnior é mestre em Ciência da Computação pela Unicamp
Estudantes, ex-alunos e professores do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, se reuniram para realização da já tradicional entre os cursos, Aula Magna anual. Com o tema ‘Perspectivas do Mercado de TI: Tecnologias e Carreira’, o evento atraiu mais de 200 participantes.
Celso Gonçalves Júnior foi o convidado da noite para palestrar. Graduado em Ciência da Computação pela Unicamp, mestre em Ciência da Computação também pela Unicamp, já trabalhou com pesquisa aplicada e projetos multi-institucionais nas áreas de Programação Orientada a Objetos e Sistemas Distribuídos, gerenciou projetos de grande porte em telecomunicações, saúde, CRM e mercado financeiro e, atualmente, atua como diretor de tecnologia na empresa Matera System [empresa com 22 anos de história e que conquistou seu espaço no mercado nacional, consolidando sua atuação nos setores financeiro, e-business e infraestrutura de TI], executando iniciativas nas áreas de Linguagens de Programação, Ambientes de Desenvolvimento, Engenharia de Software e Metodologias Ágeis.
Mercado de TI na região de Campinas/SP, História da empresa Matera System e produtos/serviços oferecidos ao mercado, tecnologias utilizadas nas plataformas Oracle e Web, possibilidades de carreira na Matera System, a questão dos valores e das atitudes corretas para o desenvolvimento do profissional e evolução no mercado de TI na região de Maringá e no Brasil, além de discussões diversas sobre tecnologia, nortearam os trabalhos da noite.
O professor responsável pelo convite ao palestrante, Silvio Rogério Felipe Gomes, conta que o curso e a empresa Matera System deverão desenvolver parceria para realização de palestras. “A parceria deve ser institucional, buscando uma colaboração mútua que traga, para as duas instituições, novas possibilidades para que elas atinjam seus respectivos objetivos”, explica.
Essa colaboração, segundo o professor, pode ser feita de diversas maneiras: “a mais comum é a empresa levar suas experiências para a universidade e oferecer exemplos de utilização bem-sucedida dos conhecimentos que são adquiridos. Outra forma é discutir, em conjunto, os currículos dos cursos de tecnologia de informação, que devem ser criados e mantidos observando as principais tendências do mercado, principalmente a longo prazo. Finalmente, as empresas podem apoiar ou patrocinar eventos nas universidades, como forma de colocar os estudantes e as empresas em contato direto”.
O professor acredita que essa parceria tem importância vital para a empresa. “Temos uma tradição de pioneirismo no uso de tecnologias emergentes e estamos em contato muito próximo e frequente com polos de pesquisa e inovação. Isso está no nosso DNA e precisamos disso para cumprir o nosso propósito de entregar produtos e serviços que atendem às necessidades dos nossos clientes e que maximizem o retorno do seu investimento. Queremos apoiar a Unipar no seu propósito de oferecer ensino de qualidade, pois no futuro isso trará melhores profissionais para as empresas, do qual a Matera faz parte”, argumenta o palestrante, Celso Gonçalves Júnior.