Você está aqui: Notícias > Estudantes de pós-graduação participam de pesquisas científicas
Estudantes de pós-graduação participam de pesquisas científicas
Publicado em: 24/06/2011 às 11:45
Atividade acontece desde 2009 e, este ano, contempla oito pós-graduandos
A pesquisa científica já se tornou item imprescindível no currículo acadêmico. Ela proporciona ao estudante aprimorar conhecimentos por meio de experiências em campo, se tornando um diferencial na formação profissional. Na Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, são vários os programas que oferecem esta oportunidade aos seus estudantes, que aproveitam a chance, seja por meio de bolsas ou voluntariamente.
Desde 2009, os pós-graduandos lato ou stricto sensu também têm a oportunidade de auxiliar nas pesquisas institucionais, por meio do PIC (Programa Iniciação Científica). Este ano, foram 8 selecionados nos Campi de Umuarama e Cascavel.
O resultado foi divulgado em edital da DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação) através do Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica), que realizou a análise final dos candidatos.
A participação é voluntária e dependerá de um plano de trabalho feito pelo orientador do projeto que propôs a vaga, o qual será desenvolvido no decorrer da participação. Ao final, o estudante recebe um certificado de participação.
Rodrigo Nuss é um dos contemplados. Formado em Direito pela Faculdade La Salle, de Lucas do Rio Verde/MT, é estudante do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar e irá participar do projeto ‘Jurisdição Constitucional e Democracia’, orientado pelo professor doutor Eduardo Augusto Salomão Cambi.
“Eu soube por meio da divulgação no site e dos colegas do curso. Resolvi participar porque penso ser uma grande oportunidade de crescimento acadêmico e pessoal”, explica.
Segundo ele, a oportunidade é inovadora “justamente por possibilitar uma integração ainda maior entre o curso de pós-graduação e a Instituição”. No projeto, ele realizará pesquisa bibliográfica e jurisprudencial e apresentará artigo no final sobre o tema proposto. As expectativas, segundo o mestrando, são as melhores possíveis.
“Quero aproveitar ao máximo esta oportunidade ao lado de um grande professor e desta grande Instituição”, declara. “Também quero buscar sempre o aprimoramento do conhecimento jurídico, para que logo esteja em sala de aula atualizado e apto para enfrentar os desafios que irei assumir”, emenda.
Sua colega de mestrado, Deise Montresol, também é uma das contempladas. “Já tive o prazer de participar do programa de iniciação científica em 2008, sob orientação do professor Ricardo Canan, quando era aluna da graduação no Campus Toledo. A participação no projeto foi uma grande força para o ingresso no mestrado e contribuiu de forma significativa para meu conhecimento e valoração curricular”, declara a mestranda.
E acrescenta: “Faço o mestrado em Direito Processual e Cidadania, na linha de pesquisa Processo e Relações Negociais. Me formei em 2009, e por conhecer o renome e excelência do ensino, optei pelo mestrado da própria instituição”.
Ela também conta que, ao saber da oportunidade de participar do programa novamente pela pós-graduação, viu uma grande chance de aprendizado. “Neste projeto estou sob orientação do professor doutor Luiz Rodrigues Wambier e pesquisarei sobre ‘Necessidade de Liquidação da Sentença Coletiva, em Matéria de Direitos Individuais Homogênes, Ainda que de Meros Cálculos que se Trate’, através de coletas de dados, pesquisas jurisprudenciais e elaboração de artigos, os quais devem ser publicados e apresentados no 10º Encontro de Iniciação Científica e Fórum de Pesquisa da Unipar”.