Você está aqui: Notícias > Guaíra: Estudantes de Gestão Ambiental conscientizam pescadores
Guaíra: Estudantes de Gestão Ambiental conscientizam pescadores
Publicado em: 22/06/2011 às 16:37
Outras ações, como entrega de sementes de árvores, fizeram parte de uma série de atividades
A preocupação com o meio ambiente é assunto que vem mobilizando cada vez mais pessoas. Em todo o mundo, diversas ações são promovidas no intuito de conscientizar o ser humano da importância de se preservar a natureza. Consciente de sua responsabilidade social, o curso de Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra, vem realizando diversas atividades por essa causa.
Uma delas aconteceu nas marinas do Rio Paraná, onde as estudantes Jessica Jimbo e Marina Rocha e Cristiane Eggert, acompanhadas da coordenadora do curso, professora Rosiley Berton Pacheco, conscientizaram pescadores e turistas sobre coleta seletiva e a importância de se colocar o lixo das embarcações em locais apropriados, bem como seu descarte nas lixeiras ao retornarem das atividades, evitando com isso a poluição dos rios.
O grupo abordou mais de 20 pessoas, entregando panfleto informativo e saco biodegradável para depósito dos resíduos gerados durante as atividades de pesca e os passeios pelo Parque Nacional de Ilha Grande.
O casal de pescadores Jussara Bento e José da Silva apoiou a iniciativa. “Somos conscientes do nosso dever em favor do meio ambiente e o lixo que produzimos durante a pesca depositamos nas lixeiras das marinas”.
A atividade contou com apoio de funcionários das marinas e do Comandante da Marinha, Capitão Elígio Guimarães. “Somos parceiros da Unipar e estaremos sempre prontos para abraçar ações sociais como esta, que visa o bem-estar da comunidade e do meio ambiente em que vivemos”, ressaltou.
Em outra ação social, mais de 20 estudantes acompanharam alunos de escolas municipais e estaduais em visita à fazenda Ipê. Durante dois dias, o grupo percorreu as trilhas do local e ensinou mais de duas mil crianças e adolescentes sobre atitudes corretas de conservação do meio ambiente.
“Nosso objetivo foi conscientizá-los de que o homem pode desfrutar das belezas da natureza sem a necessidade de agredi-la”, conta a estudante do segundo ano, Daniela Cestari.
Valorização do meio ambiente também foi o foco das palestras ministradas por professores do curso nos colégios estaduais Mendes Gonçalves, Jardim Zeballos, Roosevelt, Jaime Rodrigues e Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos).
O docente Idivaldo Capatti abordou ‘Biotecnologia’; Julio César Juvenal falou sobre ‘Animais Silvestres’; Catarina Petri chamou atenção para ‘A Importância dos Microorganismos para o Meio Ambiente’; ‘Geotecnologias’ foi proferido por Gisieli Kramer; e Augusto De Nadai destacou ‘Sustentabilidade’.
“O temas contribuíram para desenvolver em nossos alunos a consciência de que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre o homem e a natureza”, ressaltou a diretora do colégio Jardim Zeballos, Célia Moreno Romoda.
Mais de 2 mil alunos assistiram às palestras. Jessica Scherer cursa o 3º ano do ensino médio e conta que “a experiência foi muito gratificante e despertou em muitos de nós o interesse pelo curso de Gestão Ambiental”. A atividade contou com a colaboração dos estudantes da graduação, que contribuíram com suas idéias durante as discussões.
Em parceria com o curso de Sistemas de Informação, Secretaria do Meio Ambiente e IAP (Instituto Ambiental do Paraná), os estudantes também promoveram um dia de conscientização no centro da cidade. O grupo entregou para motoristas e pedestres sementes de árvores nativas e panfletos sobre a importância da coleta seletiva. A atividade também se estendeu às dependências da Unipar, onde os acadêmicos foram recepcionados com apresentação de vídeo temático e músicas.
Todas as ações foram realizadas em comemoração à Semana do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 05 e 11 de junho, com apoio do Prove (Programa de Valorização da Educação) e Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante).
Para a coordenadora do curso, professora Rosiley Berton Pacheco, as atividades proporcionaram aos futuros gestores ambientais a vivência do dia a dia da profissão. “Este é um momento para eles colocarem em prática as teorias da sala de aula e, principalmente, cumprir com o dever de conscientizar a sociedade sobre o respeito que devemos ter com o meio ambiente e seus ecossistemas”.