UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Aula Magna relaciona alteridade e ensino do Direito

Publicado em: 22/06/2011 às 15:36

Palestra ministrada pelo professor doutor Celso Iocohama focou relações humanas

Professor doutor Celso Iocohama em palestra
Professores do curso de Direito acompanharam o evento
Palestra lotou Tribunal do Júri Simulado

O tema ‘A educação para alteridade no ensino superior do Direito’ foi o foco da Aula Magna do curso de Direito da Universidade Paranaense - Unipar, Campus Cascavel. Ministrada pelo coordenador do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, professor doutor Celso Iocohama, o evento reuniu também estudantes de Administração e Ciências Contábeis.

O palestrante é presidente da OAB/Umuarama e soma dois títulos de doutorado em seu currículo: em Direito pela PUCSP (2001) e em Educação pela USP (2011). Na palestra, o doutor deu ênfase à área da educação para a compreensão das relações humanas, crenças e formas de enxergar o outro. “É essencial o ato de conhecer a si para que consiga olhar o outro”, afirmou.

Em sua fala, colocou em evidência elementos como empatia, feedback, saber ouvir e aspectos profissionais: “Se tivermos como base esses conceitos poderemos compreender melhor nossas limitações e resolver nossos problemas”. Segundo ele, é possível mudar o curso da vida, evitar angústias e sofrimentos, superar-se a cada dia e ter bom desempenho pessoal e profissional.

A acadêmica Matilde Dela Flora, do 5º ano, refletiu sobre a questão do feedback: “A gente é tão mecânico que ao se deparar com uma causa procura em qual lei ou estatuto se enquadra o problema e não o que desencadeou a situação e como a pessoa se sente com aquilo”. Também observou a importância de saber fazer o retorno ao cliente, da convivência e de se ver na posição do outro.

Para o acadêmico João Paulo Colombo, do 4º ano, o professor trabalhou bem a questão da motivação, lembrando que cada um tem uma visão, moldada a partir de experiências únicas. “Temos que, em primeiro lugar, acreditar em nós, aprender a olhar para o outro e entender as diferenças no pensar, agir, sentir e outras”.

Redes sociais>