UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Ex-aluna é aprovada em 4º lugar para mestrado na USP

Publicado em: 22/06/2011 às 13:49

Joice Pereira agora é mestranda em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres

A ex-aluna Joice Naiara Bertaglia Pereira

Professores e estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, estão comemorando orgulhosos a mais recente conquista de uma de suas ex-alunas. Joice Naiara Bertaglia Pereira, graduada em 2010, acaba de conquistar vaga para o mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da USP (Universidade de São Paulo).

A estudante disputou com 20 concorrentes e garantiu a quarta colocação no curso. Apenas 15 vagas foram ofertadas. Ela pretende desenvolver estudos na área de morfologia, com a dissertação ‘Avaliação da Ação do Resveratrol Sobre as Cartilagens Primária e Secundária de Ratos Wistar Desnutridos e Submetidos à Renutrição’.

O coordenador do curso, professor Ricardo Germano, diz que ela foi uma das alunas mais dedicadas do curso: “Ela participou do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica) por dois anos, atuando em vários projetos desenvolvidos no laboratório de pesquisa em Morfofisiologia do Aparelho Digestório da Unidade Paranavaí”.

Germano lembra ainda que durante o 9º Encontro de Iniciação Científica da Unipar, ela recebeu o prêmio de menção honrosa devido ao mérito científico do trabalho intitulado ‘Análise morfométrica dos neurônios NADPH-dp do duodeno de ratos submetidos a ingestão do herbicida ácido 2,4 diclorofenoxiacético’. Para o professor, a participação dos estudantes em pesquisas científicas durante a graduação é ponto fundamental para os passos futuros.

A orientadora de Joice no Pebic, professora doutora Renata de Britto Mari, lembra que a estudante sempre se mostrou engajada com as atividades do curso, participando também dos projetos de ensino, como monitora, e extensão. “Em sala sempre esteve entre os melhores alunos, tanto que foi destaque da turma na colação de grau por ter alcançado a maior média”.

“Esses projetos na graduação visam contribuir para a consolidação das equipes de pesquisa, o que geralmente resulta na formação continuada destes estudantes, que irão buscar complementar seus estudos em níveis superiores de graduação como mestrado e doutorado. A Joice esteve sob nossa orientação na iniciação científica e sempre se mostrou comprometida com suas responsabilidades no laboratório”, declara.

“Com certeza o incentivo deste programa de iniciação científica foi de extrema importância para o seu ingresso no programa de mestrado, assim como no seu desempenho no curso que inicia”, opina.

Redes sociais>