Umuarama: Pedagogia participa de atividades de enriquecimento cultural
Publicado em: 16/06/2011 às 16:50
Estudantes marcaram presença em seminário sobre Educação e no projeto do Sesc ‘Autores e Ideias’
Buscar sempre o melhor caminho para aperfeiçoamento profissional e para realizar da melhor maneira possível as atividades que lhe cabem. Foram estas as premissas que guiaram professores e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar me participação de eventos de enriquecimento cultural.
Para se atualizar e preparar com eficiência os futuros pedagogos para situações de inclusão educativa, além de observar a atuação de ex-alunos, a coordenadora do curso em Umuarama, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, participou do 5º Seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à diversidade (entre 9 a 13/5). O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal com apoio da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação.
Cerca de 130 profissionais das redes municipais de educação e da região de Umuarama participaram, “dentre eles, 20 ex-alunas do nosso curso”, destaca a professora. Seminários, palestras, oficinas e discussão sobre a educação inclusiva nortearam os trabalhos. “O objetivo foi discutir sobre o processo de inclusão e atualizar os professores e gestores da rede municipal de educação, capacitando-os sobre a necessidade de adequar todo o sistema para esta necessidade social, ao preparar o ambiente, os profissionais, pois educação é direito de todos e, para nós do curso, multiplicar as informações para ampliar a formação de nossos estudantes, quanto ao processo da educação inclusiva”, explica a coordenadora.
Ela destaca que foi convidada a participar do evento e ficou contente ao encontrar vários ex-alunos do curso, atuando como docentes e gestoras na rede municipal de educação, todos atuantes também no processo de educação inclusiva.
Os futuros pedagogos também não ficaram de fora. Eles participaram junto à coordenadora e aos professores Lucyelena Picelli, Viviane Simões, Rosângela Buosi, Rosana Vito, Cláudia Perpetuo, Cássia Guraleski Siqueira e Jorge Vieira do ‘Projeto Autores e Ideias: Ciclo de Autores 2011’ (em 27/4 e 9/6). A atividade realizada pelo Sesc Umuarama promove bate-papo com autores e mesa-redonda.
“O evento permite um diálogo mais próximo entre o leitor e escritor, promoção de debates relevantes e atuais, apresentação ao leitor da visão de mundo do escritor, suas opiniões sobre temas que extrapolem a literatura e suas posturas críticas perante a sociedade”, explica a professora Maria do Carmo. Cerca de 120 estudantes da 1ª, 2ª e 4ª séries do curso se reuniram no anfiteatro do Sesc, em Umuarama.
Eles puderam participar da discussão de temas diferenciados nos dois dias. No primeiro, acompanharam os autores Domingos Pellegrini e Ângela Lago na discussão sobre ‘Infância: Primeiras Estórias’; no segundo dia, acompanharam os autores Ana Teresa Jardim e Luiz Ruffato no tema ‘Literatura e Urbanidade’, ambos mediados pela diretora do Pró-Magíster da Unipar, professor Cacilda Zafanelli.
"Ambas as noites foram riquíssimas aos nossos graduandos, pois, além de estabelecerem contato direto com os autores, puderam ouvir sobre suas vidas, obras, formas de produção de suas obras, como a vivência da infância foi importante para a construção dos profissionais literatos que hoje o são como a leitura os envolveu em suas vidas”, destaca a coordenadora do curso.
“A importância de os professores estimularem seus alunos pela leitura prazerosa e diversificada à busca de novos conhecimentos e pela literatura e lente dos escritores, poderem conhecer novos mundos, que tanto enriquece e promove o sucesso profissional futuro, entre tantas outras mensagens riquíssimas para a formação do pedagogo”, emenda.
Ainda segundo a coordenadora, o que se buscou com a participação foi o enriquecimento cultural, contato com os autores e suas obras, suas posturas críticas perante a sociedade, propiciando conhecer o autor por trás da obra. “Cultura faz parte de todas as disciplinas do curso como formação de professores”, destaca. “Especificamente, ainda enriqueceu os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Teoria e Prática de Língua Portuguesa na Educação Infantil e Séries Iniciais, Teoria e Prática de Artes e de Literatura Infantil, Língua Portuguesa, Noções de Ciências Sociais e Filosofia da Educação”, emenda.