Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Fórum Pedagógico de Ciências Biológicas enfatiza ética
Francisco Beltrão: Fórum Pedagógico de Ciências Biológicas enfatiza ética
Publicado em: 14/06/2011 às 15:26
Palestra inicial foi ministrada pelo coordenador do curso de Direito, professor Bruno Dias
Contribuir para a disseminação da ética nas relações sociais foi o intuito do Fórum Pedagógico promovido pelo curso de Ciências Biológicas, do Campus de Francisco Beltrão. O tema foi ministrado pelo coordenador do curso de Direito, professor mestre Bruno Smolarek Dias.
Em seguida, a coordenação do curso falou sobre a evolução e melhorias na matriz curricular, em relação à carga horária, atividades complementares, horas de estágio e TCC e, ao mesmo tempo, estimulou os alunos a observarem e discutirem pontos que possam ser melhorados.
A partir do segundo dia, os acadêmicos da 4ª série, junto com professores orientadores, fizeram a apresentação de temas relacionados ao PPC (Projeto Pedagógico do Curso), como metodologia, objetivos, perfil profissiográfico, organização didático-pedagógica, corpo docente, técnico e administrativo, projetos de ensino, pesquisa e extensão e formas de ingresso e importância dos programas de iniciação científica.
Para finalizar os tópicos, foi apresentada a última avaliação do curso, feita por docentes e discentes e apresentadas sugestões para tornar as próximas avaliações mais satisfatórias. Em grupos, os acadêmicos puderam levantar pontos positivos e negativos em relação ao PPC, que foram avaliados e complementados pela mesa, composta por cinco professores.
“Muitas ideias e críticas construtivas foram explanadas pelos acadêmicos, o que certamente será de grande valia para o planejamento das ações propostas no PPC para 2012. Considero este o mais proveitoso Fórum que já realizamos e acredito que a participação de um número significativo de alunos foi fundamental”, destacou a coordenadora do curso, professora Luciana Pellizzaro.
O professor Fernando Treco considera importante a formação da mesa de professores, para discutir e argumentar com os grupos e plateia os pontos apresentados: “O evento permitiu que os alunos ingressantes esclarecessem dúvidas sobre o curso e a profissão e chamou a atenção da 2ª série, que compareceu em peso”.
Os alunos da 3ª série parabenizaram o corpo docente pela organização. “Saber que o evento foi apreciado pelos alunos é muito importante para nós”, emendou a professora Rosa Tonini.