Você está aqui: Notícias > Umuarama: Gincana mobiliza estudantes na filantropia
Umuarama: Gincana mobiliza estudantes na filantropia
Publicado em: 13/06/2011 às 17:27
Com 270 participantes, atividade fez parte da programação da 18ª Jornada Farmacêutica
Os vinte anos do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, foram comemorados em grande estilo com a realização da 18ª Jofau (Jornada Farmacêutica de Umuarama). Atividades não faltaram para envolver os estudantes ainda mais no universo do conhecimento. Um dos grandes sucessos foi a tradicional gincana (entre 16 a 20/5).
Cerca de 270 futuros farmacêuticos se mobilizaram em prol da filantropia e do conhecimento, com muita diversão. Provas diversificadas promoveram a integração entre turmas e uniu teoria e prática para o aprendizado de maneira dinâmica e diferente. “Eles foram divididos em seis equipes mistas, com estudantes de todas as séries do curso, pois um de nossos objetivos era justamente estimular a integração entre as séries”, explica o professor Orlando Takemura.
As equipes, que tiveram que enfrentar cinco provas, foram identificadas por cores e cada cor, um nome interessante: a turma da cor verde eram ‘Os Greengolados’; a de azul, ‘Os Contra Indicados’; a de vermelho, o ‘Agar Sangue’; a de branco, ‘Os Nêutrons’; a de preto, ‘Os desControlados’; e a de amarelo, ‘Os Genéricos’.
Para exercer a filantropia, a primeira prova – ‘Partilhando Saúde’ – consistiu na arrecadação de medicamentos para a Farmácia da Partilha, projeto de extensão universitária do curso, desenvolvido em parceria com a Igreja São Francisco de Assis, que repassa medicamentos para pessoas pobres. Nesta, três equipes se destacaram: ‘Os Greengolados’, que arrecadaram 3.642 unidades; ‘Os Contra Indicados’, com arrecadação de 3.138 unidades; e ‘Agar Sangue’, com 2.506 unidades. No total, 13.186 unidades, um número que representa mais da metade do que o projeto arrecada por ano.
A segunda prova, intitulada ‘Comendo bem e barato’, desafiou os dotes culinários dos participantes, além da demonstração de planejamento e organização. Cada equipe recebeu R$ 10,00 para preparar um prato para duas pessoas. A prova aconteceu na cozinha experimental “e os resultados foram surpreendentes”, ressalta Takemura. Segundo ele, além de mostrarem criatividade na escolha dos ingredientes, as equipes souberam se organizar na preparação dos pratos, pois só tiveram uma hora para fazê-los.
O escondidinho tropical da equipe ‘Os desControlados’, o filé de peixe ao molho branco da equipe ‘Os Nêutrons’ e o filé de peixe ao molho de maracujá da equipe ‘Agar Sangue’ conquistaram os jurados e receberam o destaque.
Já a 3ª Prova – ‘Maratona Farmacêutica’ – mobilizou as equipes em tarefas nos diferentes laboratórios da Unipar. Foram testadas suas habilidades em provas de conhecimentos específicos na formação farmacêutica, como procedimentos farmacotécnicos, observação de lâminas, realização de testes bioquímicos, entre outros.
Elaboradas por professores do curso, as provas incluíram botânica, farmacologia, farmacotécnica e cosmetologia, farmacognosia, química e tecnologia de alimentos, química, farmácia hospitalar, anatomia, estágios e disciplinas do núcleo de análises clínicas, como parasitologia, hematologia, bioquímica, citologia e imunologia.
As duas últimas provas aconteceram no encerramento do evento, no teatro Neiva Pavan Machado Garcia. A prova cultural ‘Farmácia mostra seu talento’, mexeu com a criatividade dos estudantes em números de dança, canto e interpretação. Para completar, o ‘Momento Quiz’ e ‘Soletrando’ testou conhecimentos em questões sobre as diferentes matérias do curso, além de atualidades e conhecimentos gerais.
“O desempenho de todas as equipes surpreendeu os jurados e dificultou bastante o trabalho deles”, ressalta Takemura. “As equipes vencedoras receberam premiação em forma de pontos extras em disciplinas que estão cursando no 2º bimestre”, emenda.
Na contagem geral, a equipe ‘Os desControlados’ levou a melhor e garantiu a primeira colocação. Em segundo ficou a ‘Ágar Sangue’ e em terceiro ‘Os Greengolados’. “O sucesso do evento foi consenso entre alunos e professores, que já planejam outras atividades para os próximos eventos”, orgulha-se Takemura. Professores do curso apoiaram as atividades.