UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes levam carinho e qualidade de vida a idosos

Publicado em: 10/06/2011 às 15:22

Exercícios físicos e dança estão entre as atividades realizadas pelo curso de Educação Física

Estudante Izabel Ferreira ensina idoso a pintar
A banda de música anima a dança
Professora Nelma Araújo se diverte com os idosos
Professora Nelma Araújo se diverte com os idosos
Idosos brincam de boliche
Ao som da banda, estudantes dançam com os idosos
Ao som da banda, estudantes dançam com os idosos
Ao som da banda, estudantes dançam com os idosos
Ao som da banda, estudantes dançam com os idosos
Ao som da banda, estudantes dançam com os idosos
Brincadeiras com bola é uma das atividades
Brincadeiras com bola é uma das atividades
Estudante alegra idoso contando histórias
Atividades lúdicas distraem o grupo
Atividades lúdicas distraem o grupo
Atividades lúdicas distraem o grupo
Otacílio e Nelma: dança anima a todos
Professora Nelma com a banda de música

Incentivar a prática do exercício físico para envelhecer com mais saúde, com atividades que incluem amor, atenção, carinho e cuidado. Esse é o ingrediente que faz do projeto de extensão universitária ‘Atividade Física para 3ª Idade’ um grande sucesso. A iniciativa é desenvolvida pelo curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, sob a coordenação da professora Nelma Araújo.

O projeto existe há sete anos e as ações são realizadas nas aulas de hidroginástica do Campus Tiradentes, com 80 participantes, e no Lar São Vicente de Paulo. Segundo a coordenadora, duas vezes por mês os estudantes levam o projeto à entidade e divertem os idosos com várias atividades.

“Eles ficam muito felizes com a nossa presença. Quando chegamos o ambiente se transforma; o clima de alegria e descontração se torna contagiante”, exclama a professora. Além de colocá-los para fazer exercícios físicos e alongamento, a equipe da Unipar conta histórias e promove outras atividades lúdicas, como jogos de memória, dominó, quebra-cabeça, sinuca, pinturas, boliche e bola. Mas, segundo ela, a alegria não para por aí: “Também levamos uma banda de música, formada por alunos e por um voluntário, Amilson Pereira, e passamos a manhã cantando e dançando com eles”.

Seu Otacílio de Oliveira, 64 anos, é um dos mais animados. “Já estou aqui há sete anos e sempre gostei de dançar. Quando eles chegam, a diversão toma conta do espaço e eu ‘caio’ no arrasta-pé”, brinca.

Dona Maria Itelvina Mazzorana, 75 anos, também se diverte com a presença do grupo. “Minha família é daqui e não vêm me visitar. Então me sinto feliz com os alunos; eles conversam com a gente e dão carinho e atenção”.

Em torno de 60 estudantes estão envolvidos nas atividades. Drayeen Putorak, do 2º ano, é novato no projeto e diz que a experiência é inesquecível e a vê como uma lição de vida. “É a primeira vez que venho ao Lar e estou me sentindo muito feliz. No começo percebo que os idosos ficam inquietos, mas depois se soltam e interagem. Percebemos suas limitações e trabalhamos de um jeito que beneficie a qualidade de vida”.

A colega Isabel Ferreira participa desde o começo do ano e considera o projeto uma oportunidade de crescer como ser humano. “Aqui a gente aprende a dar mais valor ao idoso. Eles nos recebem como se fôssemos seus netos e na convivência acabamos criando um laço de amor”.

O Lar São Vicente de Paulo abriga 98 idosos e, segundo o presidente da entidade, Ivan Ruiz Belice, a iniciativa é de suma importância para o bem-estar de todos. “Eles sempre perguntam quando os alunos virão; ficam o tempo todo apreensivos. Quando a turma chega, a alegria é geral. As atividades físicas, as brincadeiras, acabam interferindo na coordenação motora e, com isso, melhorando a saúde deles”.

Resgatar a cidadania também está entre os objetivos do projeto. “Participando do projeto, dividindo amor e carinho, além do conhecimento, o estudante vive outra realidade; é uma lição de humanidade que enriquece a formação acadêmica”, arremata Nelma Araújo.

Redes sociais>