Você está aqui: Notícias > Umuarama recebe no final do mês a 7ª edição dos Jogos Jurídicos Estaduais
Umuarama recebe no final do mês a 7ª edição dos Jogos Jurídicos Estaduais
Publicado em: 10/06/2011 às 14:45
Nas quadras e plateias, a previsão é de 4 mil estudantes; na organização, 200 se dedicam
O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, está a toda com os preparativos para receber uma das mais organizadas competições esportivas de iniciativa acadêmica e de maior tradição do sul do país: os JJE’s (Jogos Jurídicos Estaduais). Organizado pela Liga Jurídica Paranaense, a sétima edição do evento deverá reunir cerca de quatro mil pessoas, da cidade e de fora, entre os próximos dias 23 a 26/6. As disputas serão concentradas nos ginásios municipais (Professor Amário Vieira da Costa e Mário Oncken), do Umuarama Country Club e da Unipar, que coloca toda sua arrojada estrutura do complexo esportivo do Campus III à disposição.
O evento reúne as Associações Atléticas Acadêmicas das principais faculdades de Direito do Paraná para disputas esportivas. “A Atlética é uma entidade estudantil, com caráter desportivo, sem fins lucrativos, atuando na parte dos desportos universitários do curso, quer interna, quer externamente, com tempo indeterminado de duração. São formadas para representar a Universidade em jogos universitários”, explica o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani. “Elas são formadas por todos os graduandos do curso que se mostrem interessados. Funcionam com um caráter de associação de acordo com o seu estatuto formado por sua diretoria para dirigi-la e representá-la”, emenda.
Na Unipar, os estudantes estão animados. São mais de 200 envolvidos, entre atletas, torcida e organizadores. O curso disputa, nas modalidades coletivas de futebol de campo, futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, vôlei feminino e basquete masculino; nas modalidades individuais, de tênis de campo e de mesa, judô, natação, vôlei de areia e xadrez; e nos ‘jogos de boteco’, enfrenta sinuca, truco e pebolim. As disputas acontecem também no futebol de campo e atletismo. O desafio das baterias deve acirrar as disputas, também. Cada atlética terá que caprichar, se quiser ganhar pontos.
São 17 universidades envolvidas: Cescage, Faculdade Maringá, Puc-Londrina, Puc-Maringá, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Unibrasil, Universidade Positivo, Univel, Fundação Dom Cabral (UniCuritiba), além da Unipar.
“A expectativa para o evento é atrair interessados em participar da confraternização dos alunos de Direito nas festas oficiais dos Jogos”, ressalta Valdecir Pagani. “O evento é importante pelo fato de atrair cerca de dois mil alunos de fora, quem vêm disputar e prestigiar os jogos, alojando-os por três dias na cidade, usufruindo dos serviços de hotéis, restaurantes, lanchonetes, supermercados, táxis, entre outros”, destaca.
Segundo o professor, receber os graduandos de outras universidades é motivo de grande alegria, porque, acima de tudo, “as atividades físicas fazem bem à saúde e promovem socialização, fortalecendo o espírito de equipe, de conceitos éticos, do respeito e do companheirismo”.
Atento a um dos objetivos da Unipar, que é o desenvolvimento holístico dos estudantes, diz que o curso se empenha para fazer bonito porque entende a relação de ensino como um processo de independentização do indivíduo: “A movimentação Liga Jurídica Paranaense demonstra que os nossos graduandos têm iniciativa e capacidade de organização, provando que podem ser os senhores de seus destinos”, arremata Pagani.
Festas oficiais e responsabilidade social Para agitar ainda mais o evento, três festas open bar serão realizadas na Sociedade Rural de Umuarama: quinta-feira (23), os estudantes poderão se divertir na ‘Festa a Fantasia’ com o Grupo Molejo e DJ Mc Catra; na sexta-feira (24), é a vez da ‘Micareta Sertaneja’, com a dupla Conrado e Aleksandro e a micareta by Samba Júnior + DJ’s; para fechar, no sábado (25), será realizada a ‘White Party’, com o Monobloco, DJ’s e a dupla Marcos e Júlio.
Responsabilidade social também é marca do evento. Para retribuir à comunidade local pela utilização dos espaços, são realizadas atividades filantrópicas. Na última edição, quatro toneladas de donativos e três mil litros de leite foram doados em Maringá. A Casa da Criança, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Provopar (Programa do Voluntariado do Paraná) receberam as doações.
Neste ano, será obrigatória a entrega de um quilo de alimento na portaria de cada festa oficial. As arrecadações serão distribuídas pela prefeitura, via Secretaria de Esportes. Quanto ao dinheiro da venda de convites, parte também será doada. A liga Jurídica Paranaense, que representa todas as atléticas, faz antes uma licitação com uma empresa responsável pela festa, cabendo a ela a venda de convites em parceria com a Atlética da cidade sede (no caso, a Unipar). Os convites por eles vendidos ficam com eles o lucro; a Associação Atlética de Direito Unipar recebe 10% do valor obtido para cobrir custos de organização.
Os Jogos Com bom nível técnico, o objetivo dos Jogos Jurídicos Estaduais é o incentivo ao esporte e a integração entre os estudantes. A primeira edição foi realizada em 2005, no município de Maringá, atraindo cerca de 1400 graduandos, de doze Universidades.
Para a segunda edição, o evento atraiu ainda mais participantes. Foram 1700 estudantes, de 14 universidades, reunidos em Pato Branco. Evolução sempre foi a marca do evento. Na terceira edição, reuniu em Guarapuava 2700 futuros bacharéis. Cascavel recebeu os 3500 estudantes que participaram da quarta edição.
No ano seguinte, em Foz do Iguaçu, 4000 participantes se reuniram . A sexta edição voltou a Maringá e agora chega a Umuarama. O trabalho é realizado pela Liga Jurídica em parceria com a Euphoria Marketing e Eventos.