Você está aqui: Notícias > Cascavel: Segurança e união prevalecem na 10ª Sipat
Cascavel: Segurança e união prevalecem na 10ª Sipat
Publicado em: 08/06/2011 às 16:45
Preservar qualidade no trabalho e união entre os colaboradores foram os intuitos da Cipa
A Universidade Paranaense – Unipar realizou a 10ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) em Cascavel. O tema desta edição foi Festa Junina. Funcionários de todos os setores participaram de palestras, prova da comida típica e de caracterização, visitas ao condomínio da terceira idade e ao Recanto da Criança. Em mural, as equipes retrataram o que viram e sentiram nas entidades.
O presidente, Marcos Cavalcanti, e os membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), organizadores do evento, ressaltam que o objetivo foi expandir laços que unem colaboradores de cada departamento e trabalhar com segurança para manter o sucesso da Instituição. A diretora do Câmpus, professora Débora Venturin, prestigiou o evento e elogiou a criatividade.
A Sipat começou com palestra sobre ‘Ergonomia e antropometria’, ministrada pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Emerson Souza. Segundo ele, o conceito de ergonomia nasce depois da 2ª Guerra Mundial, quando o homem se questiona sobre seu tempo e condições de trabalho e é pensado em um contexto industrial.
Em 1983, a Associação Brasileira de Ergonomia começou a estudar postura e movimentos corporais, fatores ambientais, informação (visão, audição), controles (equipamentos) e relação entre mostradores e controles, para a melhoria da segurança, conforto, saúde e eficiência energética no trabalho.
No dia dos pratos típicos, jurados e equipes puderam se deliciar com pé de moleque, canjica e bolos de milho e de fubá. Outra prova foi de arrecadação de alimentos e produtos de higiene, contemplando entidades.
A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Nelsi Tonini, foi convidada para falar sobre ‘Saúde mental no trabalho’ e explicou que a questão da saúde mental é subjetiva, “latente por dentro e manifesto por fora”. A professora destacou fatores que levam a pessoa a adoecer no ambiente de trabalho: globalização, mudanças rápidas, novas tecnologias e a emancipação da mulher no mercado de trabalho, novo ambiente e nova organização (adaptar-se às exigências).
“Cuidar do emocional é não ter medo de ser humano, de ter emoções, de se emocionar com e pelo outro, de partilhar, de fazer contato, de reconhecer e ser reconhecido pelo outro”, aconselhou.
Durante a Sipat, a Unipar recebeu a visita das turmas do jardim III e II do Colégio Expressão de Santa Tereza do Oeste. A professora Adriana Fontana contou que os alunos estão trabalhando sobre profissões e que é importante motivar as crianças e ampliar a visão para que possam desenvolver bem o projeto, que será o próximo passo.
Os funcionários também ouviram sobre ‘Dort/ler’. A professora Maria Cecília Ribeiro alertou para os sintomas: dores, formigamento e fadiga e incentivou a prática de atividades físicas, como correr, caminhar, nadar, alongar, fazer academia ou massagem. “A ginástica laboral ou exercícios deveriam fazer parte dos hábitos diários e, assim, evitariam problemas de saúde, sedentarismo, obesidade, má postura, colesterol e pressão alta”, informou.
Para encerrar o evento foi promovido almoço de confraternização e premiados os vencedores. A equipe Pimenta Malagueta conquistou o primeiro lugar, seguido pela Avançar, Os fogueteiros e Pamonha.