UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Higiene pessoal é foco de palestra de Enfermagem

Publicado em: 08/06/2011 às 14:03

Evento foi realizado no Centro de Atendimento ao Deficiente e reuniu cerca de 120 espectadores

Palestra foi ministrada por estudantes do 4º ano
Estudantes e funcionários prestigiaram o evento

Conscientizar sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde, para que seu corpo fique longe de microorganismos que podem estar presentes em diversos atos feitos ao longo do dia. Foi com este objetivo que o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, promoveu palestra sobre os diferentes tipos de higiene pessoal no Centro de Atendimento ao Deficiente do Município de Paranavaí.

O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre alunos e funcionários da Instituição. Para facilitar o entendimento, os palestrantes usaram fotos ilustrativas e filmes.

“Além de proteger de doenças, a higiene pessoal colabora para aumentar a autoestima. Com isso, as pessoas se sentem mais confortáveis e confiantes”, comenta a coordenadora do curso, professora Simone Cristina Baggio. “A higiene pessoal envolve higiene corporal, higiene genital e higiene bucal. Atitudes como tomar banho, lavar as mãos, escovar bem os dentes e usar certos tipos de roupas são importantes para que a saúde continue estável e o corpo limpo”, emenda.

As estudantes do 4º ano, participantes do projeto de extensão Centro de Saúde Escola, Rozilene Koehler e Renata Alves Faciroli, ministraram a palestra com supervisão da coordenadora. “O nosso objetivo principal foi orientar e demonstrar como se realiza uma higiene pessoal eficaz e a importância desta como meio de promoção da saúde”, informa a professora.

Segundo ela, apesar dos participantes terem déficits cognitivos leves a moderados, houve uma boa interação com perguntas oportunas acerca do tema trabalhado que geraram discussões relevantes, contribuindo com a explanação do assunto e o esclarecimento de dúvidas.

Para a professora, trabalhos comunitários desse tipo contribuem com a saúde coletiva e, ao mesmo tempo, favorecem o desenvolvimento profissional do enfermeiro, pois o leva a atuar com uma população diferenciada e que foge do conceito de normalidade imposto pela sociedade: “São trabalhos que contribuem positivamente para o desenvolvimento de um profissional reflexivo e que, enquanto estudante, o faz raciocinar com embasamento interdisciplinar para que consiga atingir o seu maior objetivo durante as atividades comunitárias, que é a mudança de comportamento e a adesão às orientações feitas, principalmente quando se trata de indivíduos com comprometimento cognitivo”.

A ação foi agendada e acompanhada pela equipe do Prove (Programa de Valorização da Educação) da Unipar. A assistente social do Centro de Atendimento a Pessoal com Deficiência, Érica Fernanda de Oliveira de Jesus, que propôs o projeto, e a diretora da Apae, Rosana Navarro Ferrari, acompanharam os trabalhos.

Redes sociais>