UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Cianorte: Projeto Ama estende serviços para a terceira idade

Publicado em: 07/06/2011 às 16:36

Além de atender pessoas com deficiência, projeto oferece hidroginástica para os idosos

Handebol em cadeira de rodas é uma das modalidades que destaca o projeto
Handebol em cadeira de rodas é uma das modalidades que destaca o projeto
Projeto atende população desde os 6 meses de idade
Projeto atende população desde os 6 meses de idade

Iniciado em 1999 em Umuarama, o projeto Ama (Atividades Motoras Adaptadas), realizado pelo curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, firma-se numa trajetória de sucesso. Por isso, foi sendo ampliado, a cada ano. Toledo foi contemplado a partir de 2000 e Cianorte, em 2007, onde segue sob a batuta do coordenador do curso, professor Ricardo Carminato.

O projeto, que atende pessoas desde os 6 meses de idade, tem por meta a inclusão e a promoção do bem-estar pela prática de atividade física. Com vieses diferentes em cada Campus, o projeto atende centenas, colaborando na melhoria da qualidade de vida

Em Cianorte, atualmente, o projeto atende 150 pessoas, entre portadores de deficiência e de terceira idade. Handebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, estimulação precoce e hidroginástica compõem o programa de atividades. “Nosso objetivo é cuidar dessas pessoas com técnicas científicas e atenção especial para que vivam melhor e também oportunizar ao estudante condição de exercitar, aplicar e ampliar os conhecimentos adquiridos em aula”, declara o coordenador.

Segundo Carminato, o esporte torna-se um mecanismo direto para inclusão das pessoas: “Vale salientar que ao iniciarem as atividades, notamos melhora direta na auto-estima não só dos deficientes, mas também de toda equipe que trabalha com eles, pois são verdadeiros exemplos de superação”.

Cerca de 20 estudantes da graduação participam ativamente do projeto, auxiliando nas atividades. “Também temos parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, que apoia a equipe de handebol em cadeira de rodas e da hidroginástica para terceira idade”, informa o professor, lembrando que trabalham juntos, também, com associações de deficientes, clubes e projetos de terceira idade.

Também investe em competições: “Temos o Handebol em Cadeira de Rodas que, além de ser o atual campeão paranaense, também foi campeão brasileiro no ano passado”, orgulha-se Ricardo Carminato, que é o técnico da equipe. “Temos seis atletas na seleção brasileira, que no ano passado foi campeã sul-americana em Buenos Aires... Nossa maior satisfação é ver a alegria contagiante e o progresso dos participantes”.

Redes sociais>