Você está aqui: Notícias > Pesquisa: Fórum alerta sobre uso de animais em experimentação
Pesquisa: Fórum alerta sobre uso de animais em experimentação
Publicado em: 03/06/2011 às 16:42
Evento, que reuniu na Unipar vários pesquisadores, defende necessidade de mudança cultural
Durante dois dias, a Universidade Paranaense se abriu para um dos assuntos mais polêmicos do mundo científico: o uso de animais em pesquisa. Os debates aconteceram durante o 3º Fórum de Ética em Experimentação Animal, promovido pela Unipar, com professores, pesquisadores e estudantes de programas de iniciação científica na plateia. Mais de 130 participaram (em 25 e 26/5).
Para a palestra de abertura veio de Porto Alegre a professora doutora Anamaria Feijó, que falou sobre o trabalho bem-sucedido que lidera frente ao CEUA (Comitê de Ética para o Uso de Animais) da PUCRS. Ela disse que a comunidade científica está dividida entre os reformistas, os que concordam com o uso, porém com critérios, e os abolicionistas, os que defendem o fim do uso das chamadas cobaias.
O que se tem adotado, segundo ela, são posições híbridas. “A tendência é diminuir cada vez mais o uso”, destacou, acrescentando que o CEUA, referência da área no Brasil, tem conseguido. “Trabalhamos focados nos três Rs [em inglês], reduce, refine e replace, ou seja, trabalhamos conscientes de que ainda não podemos abolir, mas podemos reduzir, respeitar mais (usando técnicas analgésicas aprimoradas) e, quando possível, substituir com alternativas tecnológicas”.
Ela destacou também que com a evolução das leis de proteção aos animais, reflexo da mudança de mentalidade sobre o convívio entre homem e animal não humano, surgem regras cada vez mais rigorosas que visam diminuir o sofrimento dos cobaias. “Há séculos esse assunto provoca discussões acirradas; creio que ainda temos muito para discutir, até a abolição”, disse, informando que algumas universidades, pelo menos, já não usam mais animais vivos em aulas práticas.
Organizado pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, via Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Experimentação Animal, o Fórum também colocou em debate os bons resultados dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Bem-Estar Animal da UFPR, com a professora doutora Vanessa Carli Bonés, e outros temas que atualizaram conhecimentos na área de anestesiologia, com o professor da Unipar, José Ricardo Pachaly, e bioética, com o médico veterinário Alberto Neves Costa, do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
A coordenadora do CEPEEA da Unipar, professora Juliana do Valle, disse que o Fórum atingiu as metas: “Aprendemos com as experiências que vieram de outras universidades, mas também tivemos oportunidade de mostrar as nossas, na Unipar, que também seguem essa tendência. Nosso Comitê tem colaborado para que se cumpram todas as leis e normas relacionadas ao uso de animais em experimentos. Estamos no caminho certo e nos orgulhamos disso”. A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, professor doutora Débora Sant'Ana, acompanhou os trabalhos.