UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Estudantes participam de aula de campo na Ilha Grande

Publicado em: 31/05/2011 às 16:42

Visita técnica de Gestão Ambiental objetivou avaliar biodiversidade e potencial para o ecoturismo

Estudantes no Parque Nacional da Ilha Grande
Estudantes conheceram características da fauna e flora local
Professor Júlio explica sobre jacaré encontrado na ilha

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra, realizou visita técnica ao Parque Nacional da Ilha Grande (em 14/5). Para uma série de atividades de cunho social e científico, levou a turma do primeiro ano. Cerca de 50 estudantes participaram.

Os professores das disciplinas de Química, Física Ambiental e Zoologia, Idivaldo Capatti e Julio Cesar Juvenal, acompanharam o grupo. O objetivo principal foi levá-los a observar a biodiversidade da região, conscientizá-los da necessidade da preservação do meio ambiente e alertá-los do potencial ecoturístico, que pode ser explorado. “Foi um aula de campo produtiva, onde a interdisciplinaridade falou mais alto”, disseram os professores.

Segundo eles, para a formação durante a caminhada acadêmica é importante um completo conjunto de experiências envolvendo atividades em unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, onde a intervenção humana não destrói o meio ambiente.

Durante a visita, na terra e na água, os estudantes conheceram as características da fauna e flora local, interagiram. “Um dos momentos que mais chamou a atenção foi o encontro com um jacaré e a explicação do professor Júlio sobre o mesmo; os alunos ficaram eufóricos”, conta o professor Idivaldo.

Os conhecimentos adquiridos renderem, também, debates em sala de aula. “É imprescindível para o estudante desta área conhecer diferentes ecossistemas, principalmente os que estão perto dele”, enfatiza Juvenal, referindo-se à Ilha Grande, um dos maiores redutos ecológicos do país.

Os estudantes aprovaram a aula. “Foi bem interessante; pudemos relacionar o conhecimento adquirido na teoria com a prática”, declara Rubin Waldow.

Redes sociais>