UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Ex-alunos de Ciências Contábeis conquistam vaga em multinacionais

Publicado em: 30/05/2011 às 15:12

Como trainee, Bruno Branco e Pedro Fasolin vão trabalhar na Ernst & Young Terco e PwC

Bruno Branco será trainee da empresa Ernst & Young Terco
Pedro Pelegrineli Fasolin fará parte da *PricewaterhouseCoopers*

Conquistar um espaço no mercado de trabalho, fazendo valer a formação acadêmica com um bom emprego. Foram com estes interesses que guiaram Bruno Branco e Pedro Pelegrineli Fasolin, ex-alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, na busca de um posto de trabalho em duas multinacionais. Graduados em 2010, os alunos participaram de processos seletivos paratrainee.

Trainee é um cargo dentro da estrutura hierárquica de uma empresa, onde o desenvolvimento profissional é incentivado. A definição se aproxima do ‘estagiário’, pois normalmente está cursando os anos finais ou é recém-formado em um curso superior, portanto, é um jovem que busca oportunidade de se inserir no mercado de trabalho. Costuma ter duração de 1 a 3 anos, período em que o funcionário recebe treinamentos e participa de cursos voltados à gestão de sua carreira, conhecimento de processos de uma ou mais áreas da empresa e à gerência de pessoas, para enfim assumir uma posição dentro da empresa.

Com apenas 21 anos, Bruno Branco fará parte da auditoria da Ernst & Young Terco, em um de seus escritórios em Curitiba. A empresa é uma das líderes na prestação de serviços profissionais no mundo, que inclui auditoria, impostos, finanças e contabilidade. Está presente em 140 países e possui mais de 130 mil funcionários.

Para participar do programa de trainee, Bruno Branco passou por 4 fases de seleção. Aproximadamente 1.200 candidatos participaram da primeira fase, concorrendo há 8 vagas.

Em uma das fases do processo, os candidatos dividiram-se em grupos e receberam uma tarefa, onde teriam de resolver o problema de uma empresa fictícia em vinte minutos. “Todo o tempo os monitores nos rodeavam e observavam o que estávamos desenvolvendo.” explica Bruno. Segundo Bruno, a empresa oferece capacitação para trainees com aproximadamente 200 horas de treinamento durante um ano. O traineejá inicia o trabalho com carteira assinada. “É uma das quatro maiores do mundo, é o sonho de todo contador trabalhar em uma empresa centenária, que tem uma base de contadores. Para mim, é um sonho”, exclama Bruno, eufórico.

Durante sua graduação, Bruno integrou-se nos trabalhos extracurriculares, como o Pic (Programa de Iniciação Científica) em 2009, o Gepag (Grupo de Estudos e Pesquisas do Sistema Agroindustrial) em 2010 e o Getp(Grupo de Estudos Turma Premium), também em 2010. “A graduação veio ao encontro dos meus anseios. Sempre tive o sonho de ter uma profissão e tenho a certeza de que escolhi a carreira certa”, destaca.

Já Pedro Fasolin, 22 anos, irá exercer o mesmo cargo de auditor, na PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, em Ribeirão Preto/SP. Conhecida pela sigla ‘PwC’, a empresa é um network global de firmas separadas e independentes que trabalham de forma integrada na prestação de serviços de assessoria tributária e empresarial e de auditoria. As firmas que compõem o network global estão presentes em 145 países e congregam mais de 160.000 colaboradores e sócios em todo o mundo.

Com Pedro, foram mais de 700 participantes na seletiva. O processo também era dividido em quatro fases. Houve questionamentos individuais e trabalhos em equipe. “Eles avaliam o perfil de cada candidato, estavam sempre lançando dicas e acompanhando no trabalho.” informa Pedro.

Na Universidade, Pedro participou do PIM (Programa de Incentivo à Monitoria) e de projetos de pesquisa e de extensão. Ele diz que a graduação foi de suma importância: “Por consequência dela, muitas portas se abriram no mercado de trabalho, sem contar nas atividades como pesquisador e monitor que me proporcionaram muitas experiências”.

“Estou muito feliz. Trabalhar em uma empresa como essa é o desejo de muitas pessoas. Espero corresponder às expectativas e assim crescer profissionalmente. O processo foi difícil, mas isso o tornou ainda mais interessante”, diz Pedro, ansioso para o início de seu treinamento.

Os ex-alunos acompanhavam as inscrições e prazos dos processos seletivos mesmo ainda dentro da faculdade, através de mídias, redes sociais e páginas especializadas, estando sempre atualizados.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Clóvis Uliana, afirma que “este contato com ex-alunos do curso é importante para mantermos vínculo, uma vez que o testemunho destes é fundamental para análise da formação que o curso oferece. Esta integração nos proporciona subsídios não só da sua gestão profissional, mas também da busca pela qualificação continuada”.

Redes sociais>