UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Irmãos Piologo falam do Mundo Canibal em Aula Magna

Publicado em: 27/05/2011 às 14:27

No evento do curso de Sistemas de Informação, Ricardo e Rodrigo exibiram vários vídeos, entre eles o Partoba 7

Rodrigo Piologo explica o processo de animação
Rodrigo Piologo explica o processo de animação
Professores, funcionários, acadêmicos e alunos do ensino médio prestigiaram
Acadêmicos posam com os animadores Ricardo e Rodrigo Piologo

Com mais de quinhentos participantes, a Aula Magna do curso de Sistemas de Informação da Unipar inspirou, além de conhecimento, muitas risadas. A novidade foi os irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo, que estiveram pela primeira vez em Cascavel. Eles contaram a história do site de animações cartoon ‘Mundo Canibal’, sucesso entre jovens e adultos.

Na abertura do evento, um grupo de jovens mostrou um pouco do Programa Badalo, transmitido semanalmente pela rádio Cultura FM. A coordenadora do curso, professora Giani Carla Ito, falou dos 12 anos de consolidação do curso de Sistemas de Informação em Cascavel e do objetivo cumprido, de proporcionar ao aluno discutir assuntos em evidência, que contribuam para a formação de excelência.

A fábrica de quadrinhos ‘Mundo Canibal’ foi criada em 1998 e tem como principal equipamento a criatividade. O desenho é feito no método tradicional: papel, lápis e prancheta; depois, pintado no computador e animado em flash.

Hoje os maiores sucessos são o Partoba e o Youtoba. Mas suas animações começaram antes do advento da internet, em 1994, com o personagem Carlinhos, garoto que comia coco. Esse trabalho saiu do papel no tempo do Supernintendo.

Segundo os irmãos, “o legal é pegar coisas do cotidiano e expressar ideias, as mais doidas, que ninguém tem coragem praticar”. O que eles querem é fazer o público dar risadas: “Nosso espaço de humor propõe que a pessoa coloque o cérebro no lixo por cinco minutos e depois volte a trabalhar”.

A recompensa é a realização por fazerem o que gostam. “A maior felicidade é ouvir as pessoas comentarem o nosso trabalho. Foi lindo saber de uma menina que trabalha com crianças deficientes que elas adoram o Cotoco, nosso personagem sem braços e sem pernas. É bom sermos lembrados e ‘zuados’”. Também lembram a história contada por uma garota que perdeu sua amiga e disse que se reanimou ao entrar no site.

“A aula possibilitou ver uma nova área para atuação, interessante pela criatividade tremenda e pelo processo como a animação é feita”, diz Mateus Vazzoller, do curso de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus de Toledo.

Também mostraram o processo de history body (história em quadrinhos para ter ideia do visual). “Colocar o projeto em prática exige muito planejamento”, frisam os irmãos, conhecidos internacionalmente e premiados no Festival de Gramado e em Portugal.

Evento encerrou-se com coffee break e apresentação da banda Cristianize.

Redes sociais>