UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Capacitação para professores marca dez anos do Pró-Magíster

Publicado em: 26/05/2011 às 16:26

Discussões visam cooperar para o bom rendimento em sala de aula, de professores e acadêmicos

Professora Cacilda discorre sobre ações para melhoria do ensino
Professora Cacilda discorre sobre ações para melhoria do ensino
As coordenadoras do Pró-Magíster, a diretora do Campus e coordenadores de cursos
Professores de todos os cursos participaram
Professores de todos os cursos participaram

A comemoração de dez anos do Pró-Magíster (Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior) da Unipar não poderia ser diferente. Em Cascavel, professores foram contemplados com capacitação e atualização pedagógica, trazida pela coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Cacilda Zafaneli, de Umuarama.

No encontro foi discutido plano de ensino de libras, grupo de estudos, aulas semipresenciais, prova do Enade, nova ortografia, sugestões de boas práticas para compor coletânea em criação e curso de moodle (software livre de apoio à aprendizagem) pelo moodle e proposta a leitura do livro ‘Aula nota dez’, assim que terminarem estudo da obra ‘Sou professor universitário, e agora?’.

Segundo a coordenadora, ao pensar na capacitação é importante considerar que a maioria dos professores da Unipar é bacharel. “A Reitoria investe e estimula esse trabalho por entender que o bom professor resulta em profissionais qualificados a serem colocados no mercado pela instituição”, enfatiza.

Segundo resultado de pesquisa feita com acadêmicos, o bom professor tem titulação na área e experiência profissional, reconhece que errou, disponibiliza materiais, sabe se fazer respeitar, domina o conteúdo, provoca a curiosidade, contextualiza a disciplina no mundo atual, abre espaço para discussão, tem maturidade e equilíbrio, trata o aluno com civilidade e educação, é acessível, rigoroso, pontual e objetivo, atende às diferenças e não usa a chamada para prender o aluno.

Ainda segundo o questionário, o bom profissional vai além do plano de ensino, apresenta novidades em aula, cobra na prova o que trabalhou, é preparado para responder perguntas e dúvidas, tem boa oratória e sabe orientar para a vida profissional. Também lembrou que o docente deve conhecer a matriz curricular, as diretrizes e projeto pedagógico, além de mostrar envolvimento com os eventos do curso.

“Dê vida ao seu cargo, encante seu aluno, seja um agente de mudança, faça o aluno se sentir importante”, disse a coordenadora, incentivando o gosto pela leitura: “Quem não gosta de ler, não sabe falar e escrever”.

Os professores foram recepcionados pela coordenadora setorial do Pró-Magíster, professora Anália Ogura, e pela diretora do Campus, professora Débora Venturin.

Redes sociais>