UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Geotecnologias são abordadas em aula de especialização

Publicado em: 26/05/2011 às 15:44

Teorias em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto interagiram com práticas de mapeamento do município

Pós-graduandos assistem à aula de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
Pós-graduandos assistem à aula de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

A pós-graduação em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra, vem recebendo muitos elogios de seus estudantes pelas aulas ministradas. As do módulo Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto foram consideradas ‘um verdadeiro sucesso’.

Ministrada pela professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, professora Gisiele Kramer, que é mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, a aula abordou o geoprocessamento e sensoriamento remoto com prática e mapeamento do município de Guaíra.

Gisiele Kramer cativou os alunos a se concentrarem nos trabalhos focados em situações regionais. Na aula, abordou geoprocessamento e sensoriamento remoto com prática e mapeamento do município de Guaíra.

“O Sensoriamento Remoto é uma área de trabalho cada vez mais valorizada, mais bem remunerada”, avisa a professora, que tem vários prêmios no currículo. Um deles, ‘MEC - Objetos de Aprendizagem’ conquistou em 2007 com o estudo apresentado em banner ‘Deslizamento de Encostas’; outro, trouxe do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, de 2009, na categoria Melhor Comunicação Visual.

Graduado em Física e professor da rede pública no Paraná e Mato Grosso do Sul, Marcus Filupus é dos que elogiam as aulas: “Fiz a opção por este curso visando atuar na área e o curso está além das minhas expectativas”.

A disciplina ainda aborda: Conjunto das Geotecnologias, Introdução ao Geoprocessamento, Característica dos SIGs, Dados Espaciais, Fontes de Dados, Bases digitais na Internet, Atlas digitais, Estruturas de Dados: modelos vetorial e matricial, Topologia, Aquisição e Manipulação de Dados, Geocodificação, Gerenciamento de Dados, Integração de Dados, Consulta e Análise Espacial, Mapeamento por Computador e Sistemas aplicativos.

E ainda: Sistemas Gratuitos, Introdução ao Sensoriamento Remoto, Princípios Físicos, Espectro Eletromagnético, Plataformas e Sensores, Sistemas Sensores Mais Usuais no Brasil, Aquisição de Imagens, Análise Visual de Imagens, Processamento Digital de Imagens, Tipos de GPS e sua Aplicação, Uso da Geomática na Sala de Aula, Aplicações Meteorológicas, Oceanográficas, Urbanas e Ambientais, Estudos de Caso, Atividades Prática, Trabalho de Campo Curricular e Prática Laboratorial também entram na lista.

Segundo a coordenadora da especialização, professora doutora Rosiley Berton Pacheco, o objetivo é especializar promovendo o aprendizado multidisciplinar necessário para o bom desempenho das atividades. “Por isso buscamos assuntos atuais e pertinentes à grade curricular e montamos um time de professores competente e comprometido com o processo ensino-aprendizagem”, afirma.

Redes sociais>