UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Alunas de Estética aprendem técnica de massagem em bebês

Publicado em: 26/05/2011 às 14:05

A Shantala, massagem milenar indiana, promete alívio das cólicas, sono gostoso e carinho entre mãe e filho

Acadêmicas estudam sobre massagem indiana para bebês
Aula proporcionou aprendizado para as alunas e bem-estar para mães e filhos
Laboratório de prática foi preparado para receber mães e bebês

Inovar em sala de aula é a proposta da Universidade Paranaense – Unipar. Em Francisco Beltrão, acadêmicas do 3º ano do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética adaptaram a sala de aula ao cenário para uma aula prática sobre Shantala, massagem em bebês.

A Shantala surgiu em Kerala, no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher em uma calçada pública, massageando seu bebê. Seu nome era Shantala e em homenagem a essa mãe originou-se o nome da técnica.

“O ambiente que Leboyer percorrera era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformassem tudo a sua volta”, conta a história.

Durante dias, o doutor acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. A coordenadora do curso, professora Evellyn Wietzikoski, diz que a massagem tem se tornado popular em todo o mundo e cresce o número de pesquisas científicas que objetivam comprovar seus benefícios. “O relaxamento proporcionado pela massagem contribui para o alívio das cólicas e garante um sono gostoso; é um momento de troca de carinho e proximidade entre mãe e filho”, afirmam estudiosos.

A Shantala pode ser realizada desde o primeiro mês de vida, porém alguns cuidados são essenciais, lembra a professora. Entre eles, não realizar após amamentação ou durante o sono, utilizar creme comestível, aplicar movimentos suaves e lentos. Para a apresentação da aula prática, as acadêmicas contaram com a participação de duas mães, que realizaram a massagem em seus bebês.

Redes sociais>