Você está aqui: Notícias > Umuarama: Estudantes orientam sobre cuidados com medicamentos
Umuarama: Estudantes orientam sobre cuidados com medicamentos
Publicado em: 24/05/2011 às 16:21
Curso de Farmácia realizou atividades em hospital e em outros locais da cidade
O curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, promoveu ações durante a campanha Uso Racional de Medicamentos, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Atividades foram realizadas em pontos diferentes da cidade com o objetivo de conscientizar a população (entre os dias 5 e 7/5).
O Instituto Nossa Senhora Aparecida de Umuarama recebeu os trabalhos do curso no dia 5/5. Na recepção, estudantes ofertaram medição de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e conscientização com panfletos educativos. “Também realizamos entrevistas para verificar hábitos de vida e a ocorrência de patologias crônicas, como hipertensão e diabetes e, ao mesmo tempo, avaliar o conhecimento dos entrevistados em relação aos cuidados com essas patologias”, informa Simone Alvarez, do projeto de extensão CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos). a atividade atendeu cerca de 180 pessoas.
No dia seguinte foi a vez da 12ª Regional de Saúde receber os estudantes. Lá, realizaram aferição de pressão arterial e entrevistas com 60 usuários dos serviços disponibilizados pela Regional de Saúde. Para completar, no dia 7/5, a equipe do curso de Farmácia participou da ação extensionista Unipar na Praça. Nessa ocasião, em conjunto com Enfermagem, os estudantes mediram glicemia capilar, aferiram pressão arterial e conscientizaram sobre bons hábitos de vida. Cerca de 300 pessoas foram atendidas.
“Abordamos riscos à saúde que podem advir com a utilização de medicamentos vencidos e os falsificados; também alertamos sobre cuidados com o sol e meios de prevenção a diabetes e hipertensão”, informa Simone Alvarez. Segundo ela, cerca de 40 futuros farmacêuticos, integrantes do CIM, se empenharam nos trabalhos.
Informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações, envolver os estudantes para que coloquem em prática a teoria aprendida em sala de aula e promover a interação dos futuros profissionais com a comunidade foram os objetivos da ação, que contou com o patrocínio da Rede Farma, Umuprev. “No total, atendemos 540 pessoas com nossos serviços”, comemora Simone Alvarez.
O CIM é desenvolvido pelo curso de Farmácia e Instituto Nossa Senhora Aparecida.