Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Enfermagem e Farmácia levam qualidade de vida às mães de estudantes
Paranavaí: Enfermagem e Farmácia levam qualidade de vida às mães de estudantes
Publicado em: 23/05/2011 às 14:02
Elas receberam orientações, cuidados especiais e ganharam presentes artesanais produzidos pelos graduandos
Promover o bem-estar e cuidados a uma das figuras mais importantes em nossas vidas. Retribuir todo o carinho destinado a nós. Foi com estes objetivos que os cursos de Enfermagem e Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, desenvolveram atividades voltadas às mamães de seus futuros profissionais e da comunidade.
O curso de Enfermagem foi às escolas Flauzina e Apae e prestou atendimentos às mães dos estudantes de ensino médio. Verificação da pressão arterial e realização de testes de glicemia com orientações sobre diabetes foram ofertados.
Os estudantes do 4º ano ainda ministraram as palestras ‘O câncer de mama e o autoexame das mamas’ e ‘O câncer do colo uterino’. “Durante a explanação houve a interação das mães com os graduandos, que puderam esclarecer dúvidas importantes sobre a saúde da mulher, com filmes educativos acerca dos temas discutidos”, explica a coordenadora do curso, professora Simone Baggio.
Segundo ela, a atividade objetivou promover a saúde, inserir os discentes junto à comunidade numa assistência coletiva de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de divulgar o curso e a Instituição. “Os graduandos também elaboraram um cartão homenageando a mãe que, trazia no seu conteúdo, a Oração da Mãe e, após o atendimento, cada mãe recebia esse mimo especialmente preparado para ela”, conta.
“A enfermagem funde-se pelo esmero e dedicação de grandes mulheres em prol do cuidado, solidariedade, compaixão e amor ao próximo. Diante disso, não poderia deixar de realizar um cuidado e um acolhimento especial àquela que é considerada a mulher mais importante de nossas vidas, a mãe”, ratifica a professora.
Já o curso de Farmácia presenteou as mamães com sabonetes artesanais, sachês e creme hidrante para as mãos. Os produtos foram desenvolvidos via projeto de extensão ‘Aprendendo a Manipular’.
A coordenadora do projeto, professora Analice Zocoler, explica que os estudantes da 2ª à 5ª série, que integram a atividade, participaram primeiramente de treinamento, em que aprenderam a manipular os produtos. “O projeto também estará recebendo em breve alunos do ensino médio para conhecer e participar de uma aula prática, em que poderão realizar a manipulação de sachês e sabonetes artesanais, conhecendo, assim, um laboratório dentro da Universidade e um pouco da profissão farmacêutica”, afirma. As atividades aconteceram em comemoração ao dia das mães.