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Iniciação: Ensino médio adentra ao mundo da pesquisa científica no Pebic-JR
Publicado em: 20/05/2011 às 18:09
Estudantes interagem com o universo acadêmico, auxiliam no desenvolvimento de pesquisas e ainda recebem incentivo financeiro
A pesquisa é um dos principais diferenciais do estudante durante seu período de graduação. A Universidade Paranaense – Unipar oferta diversos programas de iniciação científica, remunerados ou não, no intuito de proporcionar a todos a chance de adentrar neste mundo, realizar publicações e novas descobertas.
No entanto, os futuros universitários que também desejam iniciar os caminhos da pesquisa científica, podem contar com o Pebic-JR (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica-Júnior). Mantido pela Fundação Araucária, é coordenado pelo Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Cientifica), órgão da DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-Graduação), e assessorado pelo Calic-JR (Comitê Assessor Legal de Iniciação Científica Júnior), da Unipar, Campus Umuarama.
O programa é destinado aos estudantes do ensino médio de escolas da rede pública, sediadas nas regiões em que há Campus da Instituição. Atualmente, contempla sete futuros universitários que dispõem de 15 horas semanais para o desenvolvimento das atividades. Para participação, eles recebem bolsa no valor de R$ 100,00.
O programa tem como objetivo despertar potenciais talentos para a ciência e estimular a iniciação científica de alunos que cursam a 2ª ou 3ª séries do ensino médio, mediante participação em atividades de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas por docentes/pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, sem fins lucrativos e com certificado de utilidade pública, sediadas no Paraná.
Para participação, os estudantes devem ser indicados pela escola. “A Fundação Araucária consolidará o elenco de ofertas recebidas por municípios e enviará a informação à Secretaria de Estado da Educação do Governo do Paraná (SEED-PR), que divulgará as mesmas junto aos respectivos Núcleos Regionais e Direções das escolas públicas situadas nos municípios-sede dos estágios ofertados”, explica a diretora de pesquisa e pós-graduação, professora doutora Débora Sant’Ana.
Ela afirma ainda que “a direção da escola, assessorada pelo respectivo Conselho de Classe, deverá realizar a indicação de alunos aos respectivos Núcleos Regionais da SEED-PR, levando em conta o histórico escolar, a frequência à escola, o desempenho e a aspiração dos mesmos para atividades técnico-científicas”.
Cada escola poderá indicar até cinco alunos. Também caberá à direção da escola designar, para cada aluno indicado, um professor que participará das atividades do bolsista na qualidade de supervisor, a fim de acompanhar o seu desempenho.
Para os que participam, a chance é considerada uma oportunidade ‘de ouro’, pois, além de auxiliar em pesquisas acadêmicas, a atividade gera publicações e um grande diferencial para o currículo acadêmico e profissional.
Suelen Cristina de Lima Pissiním, tem 16 anos e está no 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Pedro II, em Umuarama. Indicada pela professora de geografia, trabalha desde o ano passo com o projeto ‘Desempenho de cooperativas agropecuárias e sociedades anônimas do agronegócio: uma análise comparativa pela utilização de indicadores econômico-financeiros’, sob orientação do professor pós-doutor Régio Toesca.
“É uma experiência bastante interessante. Estudei cooperativismo e aprendi muito. Minha participação no projeto será algo a mais quando eu entrar na faculdade”, diz, afirmando estar indecisa entre as graduações de Matemática e Comunicação Social. “Pude interagir com os universitários, professores e conhecer ainda mais a Instituição e os cursos. Com certeza, fará a diferença” diz Suelen.
A estudante termina sua participação no próximo mês. Além da experiência, ela conta que sairá com muitos conhecimentos agregados e uma publicação no currículo. “Fui co-autora de um artigo apresentado no ano passado, no 9º Encontro de Iniciação Cientifica e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar”.
Vanderleia Lopes da Silva, 16 anos, também está no 3º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Pedro II, e foi indicada pela professora de geografia. Ela integra a equipe que pesquisa ‘Efeito da Utilização de Probióticos (Lactobacillus Acidophilus e Bifidumbacterium bifidus) Sobre o Desempenho, Consumo de Ração, Rendimento de Carcaça, Parâmetros Biométricos, Bioquímicos e Qualidade Físico-Químicas de Carne de Coelhos’, sob orientação do professor Gilberto Alves.
Prestes a finalizar sua participação, ela se diz satisfeita. “É muito bom, tenho aprendido bastante. Vou prestar vestibular para Farmácia aqui na Unipar”, conta ela, dizendo ter se identificado com o curso devido sua participação no Pebic-JR. “Gostei muito de pesquisar e pretendo continuar”. Assim como Suelen, ela também participou do 9º Encontro de Iniciação Cientifica e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, como ouvinte. Uma nova seleção do programa deve acontecer no meio do ano.