Você está aqui: Notícias > Umuarama: Coordenador de mestrado conclui segundo doutorado
Umuarama: Coordenador de mestrado conclui segundo doutorado
Publicado em: 20/05/2011 às 11:38
Presidente da OAB Umuarama, Celso Iocohama é doutor em Direito pela PUC-SP e acaba de concluir o doutorado em Educação pela USP
O coordenador do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, e presidente da OAB/Umuarama, professor doutor Celso Hiroshi Iocohama comemora sua mais recente conquista: a conclusão do doutorado em Educação pela USP (Universidade de São Paulo).
O docente, que concluiu seu primeiro doutorado em Direito pela PUC-SP, em 2001, deu inicio ao segundo em 2007, específico na área da educação. “Segui a linha de pesquisa ‘Didática, Teorias do Ensino e Práticas Escolares”, informa o professor. Ele conta que no decorrer do curso cumpriu disciplinas que o direcionaram a conhecer mais profundamente alguns olhares sobre a Educação. “Apesar da minha experiência obtida por anos em coordenações e estudos na área, que é uma que aprecio demasiadamente ao lado do Direito”.
A defesa da tese foi realizada em São Paulo, com duração em torno de três horas (em 12/5). Intitulado ‘O Ensino do Direito e a Separação dos Eixos Teórico e Prático: Interrelações entre Aprendizagem e Ação Docente’, a tese objetivou demonstrar a importância da ação discente para aprendizagem e as reflexões necessárias da ação docente, em principal do professor de Direito, para a alteração de comportamentos historicamente vivenciados. O trabalho foi realizado sob orientação da professora doutora Sonia Teresinha de Sousa Penin, assessora sênior do reitor da USP e ex-diretora da Faculdade de Educação da USP.
“Utilizei a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para tratar da importância de ações para a construção da estrutura cognitiva do aluno”, explica o professor. A tese foi defendida perante a banca composta pelas professoras doutoras Helena Coharik Chamlian, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andre, Bernadete Angelina Gatti, Sonia Teresinha de Sousa Penin e Rachel Sztajn.
“A experiência das professoras foi muito gratificante porque agregaram o seu olhar à minha abordagem. Os debates transcorreram dentro da normalidade de uma banca de doutorado, com diversos questionamentos, mas todos conduzidos de uma forma muito engrandecedora para o conhecimento em discussão”, destacou o professor.
Para ele, a conquista é uma grande satisfação. “O acúmulo de muitas atividades no decorrer deste curso exigiu uma disciplina que ultrapassou a que sempre cuidei, gerando um grande desgaste. Mas, certamente, valeu todo o esforço porque era uma das metas que buscava e acabei conseguindo. Ela fortalece minha credencial para que eu continue tratando da educação nas mais diversas áreas, constituindo, assim, um instrumento para o meu objetivo de vida”.