Você está aqui: Notícias > Umuarama: Comemorando vinte anos, Farmácia promove a 18ª Jofau
Umuarama: Comemorando vinte anos, Farmácia promove a 18ª Jofau
Publicado em: 19/05/2011 às 16:44
No tradicional encontro, professores, estudantes, ex-alunos e profissionais discutem temas relevantes da profissão
Para brindar com ‘chave de ouro’ os vinte anos de uma história cheia de sucesso e louvores, o curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, está realizando a 18ª Jofau - Jornada Farmacêutica. Neste tradicional encontro, temas relevantes da profissão estão sendo colocados em pauta.
Na abertura oficial, realizada na segunda-feira, 16, professores, estudantes, ex-alunos e profissionais da área foram recebidos em um coquetel no Centro de Eventos Pellegrino’s. Na recepção aos convidados, Os professores Nilvio Ourives dos Santos, diretor do Campus, Irinéia Bareta, diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, e Sandra Regina, coordenadora da graduação, enalteceram a importância do evento neste ano em que o curso comemora duas décadas de muitas conquistas.
Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo com momentos marcantes do curso, desde seu começo, em 1991, até os tempos atuais. O evento continuou com a presidente do Conselho Regional de Farmácia/PR, professora Marisol Domingues Muro falando sobre as perspectivas profissionais para o farmacêutico recém-formado. A noite terminou ao som da Banda Kascata, que alegrou a todos com um repertório diversificado.
Na terça-feira, as atividades da jornada foram pautadas por minicursos simultâneos. O Diretor Comercial da empresa Ceqnep, de Curitiba, professor Elder Augusto Candia, foi o convidado para discutir o tema ‘Central de Misturas Intravenosas: Quimioterapia e Nutrição Parenteral’. ‘Riscos de Automedicação’ foi o assunto ministrado pelo professor Herbert Arlindo Trebien, da UFPR. Já a professora Renata Ciappina, da UEL, discorreu sobre ‘Correlação dos Índices Hematimétricos’. Também entrou em debate ‘Diagnóstico e Tratamento da Hepatite C’, proferido pelo professor da UEM, Dennis Armando Bertolini.
A programação continuou com os minicursos. Na quarta-feira, o convidado para falar sobre ‘Mediadores Endógenos na Caracterização do Doping’ foi o professor da USP, Rafael Menck de Almeida. Também entrou em pauta o tema ‘Desenvolvimento de Biopolímeros com Aplicação na Indústria Farmacêutica’, com o professor Douglas Dragunski, da Unipar. Os estudantes tiveram a oportunidade de debater com o professor Carlos Bonato, também da UEM, ‘Homeopatia na Agricultura’. O membro do CRF-PR, professor Marcio Antoniassi, veio falar das boas práticas em farmácia de dispensação. A farmacêutica Fabiane Hoffman veio da Industria Prati-Donaduzzi, de Toledo, para destacar sobre ‘O papel do Farmacêutico na Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos’.
Dando continuidade à jornada, hoje, entra em pauta os temas: ‘Tecnologia de Fitoterápicos’, com o professor Leandro Machado Rocha, da Universidade Federal Fluminense/RJ; ‘Tecnologia de Produtos Lácteos’, professora Cristiane Mengue Feniman, da UEM; ‘O Farmacêutico e a Saúde Pública’, professor Erildo Vicente Muller, da UEPG; ‘Detecção Laboratorial de Microrganismos Multirresistentes’, professora Eliana Vespero, da UEL; e ‘Uma Visão Global do Farmacêutico na Indústria Cosmética’, com a professora Veronica Rezzani, da Dynastycare Industria de Cosméticos, de São Paulo/SP.
A jornada termina nesta sexta-feira, no teatro Neiva Pavan Machado Garcia, com a Gincana do Conhecimento Farmacêutico. Os participantes disputarão provas culturais, de culinária e de conhecimentos gerais sobre a profissão.
“A Jofau é um momento em que, além de promovermos a integração entre alunos, ex-alunos e profissionais da área, proporcionamos também a troca de conhecimentos. E estamos muito felizes de realizar este encontro, justamente, nesse momento tão especial que é a comemoração dos nossos vinte anos; são duas décadas de muitas lutas e vitórias”, ressaltou a coordenadora do curso, professora Sandra Regina.